YouTube Twitter Facebook
     
  Vereador Carlo Caiado cobra mais segurança para a Barra da Tijuca  
     
  Há anos a Barra da Tijuca, que é atendida pelo 31° Batalhão de Polícia Militar, solicita em reuniões mensais do Conselho de Segurança, um maior efetivo policial para atender a demanda local e dar maior segurança à crescente população da Barra, mas nunca houve uma real atenção a este pleito. Atento ao problema, o Vereador Carlo Caiado, que sempre se faz presente nas reuniões do Conselho, tem cobrado nesses encontros mensais, um aumento do número de policiais na região.

Um levantamento feito pelo gabinete do Vereador Carlo Caiado concluiu que apenas 365 policiais atuam na região da Barra e Recreio, quando o efetivo deveria ser de 840 PMs.

Durante a última reunião do Conselho Comunitário de Segurança, na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, com a presença do Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, o Vereador Carlo Caiado mais um vez cobrou reforço no policiamento da região. O Secretário por sua vez prometeu aumentar o efetivo, distribuindo 28 policiais em 14 motocicletas e implantar a polícia montada em pontos estratégicos da Barra da Tijuca.

Caiado espera que o policiamento feito por policiais em motocicletas possa intimidar a ação de criminosos. “Sabemos que o efetivo do 31º Batalhão, que atende a nossa região, precisa de um reforço urgente, pois é visível que o quantitativo de policiais diminuiu. Diariamente recebo em gabinete relato de moradores assustados com o crescimento da criminalidade na Barrada Tijuca. Não adianta colocar efetivo somente para os eventos esportivos e depois deixar os moradores na situação que está. É preciso planejamento e manter um batalhão como o 31°, com o número de policiais que ele realmente precisa. Espero que o policiamento feito por policiais em motocicletas iniba a ação de criminosos, no entanto,sabemos que o reforço é tímido, tendo em visto o tamanho da área a ser policiada”, destacou Caiado.
 
     
  Caiado sugere delegacia de turismo na Barra da Tijuca  
     
  Ainda durante reunião sobre segurança pública na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, o Vereador Carlo Caiado sugeriu ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, que seja construída uma Delegacia de Atendimento ao Turista, dando lugar à Delegacia de Homicídios, no Jardim Oceânico, que será desativada.

Caiado argumentou que uma delegacia especializada de Turismo na Barra atende a um pedido de moradores, tendo em vista a quantidade de grandes eventos que são realizados na região, ao longo do ano, recebendo grande fluxos de turistas.
 
     
  Câmeras para auxiliar na segurança do bairro  
     
  A Associação Barralerta entregou à Secretaria de Segurança Pública do Estado um grande projeto para monitoramento das fronteiras da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes a fim de auxiliar, de forma inteligente, as Autoridades Policiais da região, para dar maior efetividade ao policiamento destes bairros.

Esse projeto, além da implantação de várias câmeras instaladas nas principais vias da Barra e do Recreio, mas também nas vias secundárias, há previsão da instalação de portais em todas os acessos e saídas da região.

Nestes portais, equipamentos de ponta, fariam a leitura da placa do carro de forma “on line”, auxiliando a Central de Comando da Polícia, que com seus dados de ocorrências, identificaria, por exemplo, quando algum veículo carro fosse um roubado.

“Parabenizo a Associação Barralerta pela iniciativa, que tem todo o meu apoio. Esse projeto é de grande valor porque todos os índices mostram que os criminosos que entram no bairro para assaltar e roubar sempre estão em carros roubados. Assim, a polícia poderia ter um fator de vantagem no combate à criminalidade, podendo atuar no ponto certo”, ressaltou Caiado, que é autor do Projeto de Lei complementar nº 28/2013, que institui a obrigatoriedade de instalação de sistema de monitoramento por câmeras, com gravação e arquivamento de imagens em estabelecimentos de médio porte. O projeto tem por objetivo auxiliar a segurança pública e inibir a ação de bandidos.
 
     
  Padre Joel é homenageado com maior comenda do município  
     
  Por iniciativa do Vereador Carlo Caiado, o Padre Joel Portella, um dos organizadores da Jornada Mundial da Juventude 2013, foi homenageado com a entrega do Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto, a maior comenda do município.

As medalhas foram entregues por Caiado, no último dia 2, durante uma das missas celebradas por padre Joel, que também aniversariava no dia.

Com 31 anos de sacerdócio, o pároco desenvolve um importante papel na sociedade, em especial, nas três igrejas da região da Barra da Tijuca, sob sua responsabilidade.

“O Padre Joel, desde 1991, está na Barra, onde inaugurou a igreja de Nossa Senhora da Vitória, no Alfa Barra. Com seu jeito e personalidade cativante, fez desta Paróquia uma grande referência para os fieis católicos da região. Depois, com sua humildade e trabalho sério, conseguiu aumentar o trabalho com mais 2 igrejas, a Igreja Santa Rosa de Lima, no Parque das Rosas, e a Capela Santo Antonio, no Península. Por este trabalho, senti-me na obrigação de prestar esta justa homenagem, que celebra todo o esforço paroquial realizado pelo Padre Joel na nossa região”, destacou Caiado.
 
     
  Caiado apela ao TCM e MP para impedir desperdício de dinheiro público  
     
  Com o objetivo de impedir o desperdício de dinheiro público, com a implantação contra a vontade de moradores do BRT Transoeste- Lote zero, ligando o Terminal Alvorada ao Jardim Oceânico, o Vereador Carlo Caiado acionou o Ministério Público e o Tribunal de Contas para impedir o processo de licitação para a obra do BRT- Lote Zero, estimada em R$ 92 milhões, que estava prevista para acontecer no último dia 17. Pela segunda vez, a licitação foi interrompida para corrigir erros e ainda não tem nova data para acontecer.

Em um documento elaborado por técnicos, envolvidos na construção da Linha 4 do metrô, enviado ao gabinete do Vereador Carlo Caiado fica evidente que o BRT é um desperdício de dinheiro público, tendo em vista, que em pouco tempo, essa modalidade de transporte não terá qualquer utilidade. “Serão R$ 92 milhões jogados pelo ralo,quando o mesmo trajeto, ainda em teste, vale ressaltar, poderia ser feito por BRS, que possui um valor infinitamente menor”, enfatiza Caiado.

Ainda de acordo com o documento, assinado pelo Secretário Estadual de Transporte, o metrô está projetado para chegar ao Terminal Alvorada em 2021. “Todos sabem que a partir do momento que a Prefeitura colocar o BRT até o Jardim Oceânico, além do caos no já tumultuado trânsito do início da Barra, o Governo do Estado dificilmente investirá recursos para levar o metro até o Terminal Alvorada. Do jeito que o Prefeito está levando todo esse processo, sem se importar com que os moradores querem e o que é o certo para o bairro, só resta ir ao Ministério Público frear esse absurdo que será a insistência no projeto do BRT”, disse Caiado.
 
     
  Confira Ofício enviado ao TCM  
  Confira Ofício enviado ao MP  
     
  Frei Saturnino é eternizado com o nome de passarela  
     
  Com base no Projeto de Lei, de autoria do Vereador Carlo Caiado, a Prefeitura publicou um decreto dando o nome de Frei Saturnino à passarela, que liga os dois lados da Praça Euvaldo Lodi, onde está situada a Igreja São Francisco de Paula, na Barra da Tijuca.

O decreto atende a um pedido de moradores da região e é uma homenagem ao Frei Saturnino, que por 24 anos congregou na Igreja São Francisco de Paula, vindo a falecer em 2010.

“É uma justa homenagem a um grande homem que contribuiu significativamente para a sociedade. Frei Saturnino será eternizado na passarela, que por tantas vezes atravessou”, disse Caiado.
 
     
  Confira decreto  
  Confira projeto de lei  
     
Gabinete do Vereador Carlo Caiado - Praça Floriano s/n, Cinelândia
Cep 200310-050 - Gabinete 1003 - Telefones: (21) 3814-2083 ou (21) 3814-2082
Site: WWW.CARLOCAIADO.COM.BR      E-Mail: CAIADO@CARLOCAIADO.COM.BR