Acompanhando a Transoeste: transtornos causados pelas obras
 
   
 
O vereador Carlo Caiado, presidente da Comissão Especial da Transoeste / Transcarioca na Câmara Municipal, continua acompanhando de perto as obras no Recreio. Em vistorias durante o mês de outubro, Caiado verificou o acabamento urbanístico da obra do Viaduto Orlando Raso, que está sendo concluído e conta com plantio de árvores, meio-fio e novas calçadas. Caiado também pôde verificar que o novo viaduto da Av. das Américas sobre o Canal de Sernambetiba (Rio Morto) está finalizado e, em breve, receberá todo o tráfego de veículos naquele trecho, já que o antigo viaduto será fechado para reformas.
 
Entretanto, os transtornos têm aumentado nas mesmas proporções em que as obras vão avançando. A falta de sinalização adequada ainda é temerária e tem causado diversos acidentes em todos os trechos da Av. das Américas, inclusive com um acidente fatal no trecho da via em Guaratiba. Outro grande transtorno, principalmente para os moradores, é o fechamento dos retornos, fazendo com que os veículos trafeguem por quilômetros para que possam entrar nas ruas internas do bairro. Diante dessas dificuldades diárias que as obras têm causado aos moradores, o vereador Caiado encaminhou solicitações de providências à Secretaria Municipal de Obras.
 
Clique aqui e conheça os ofícios
 
Pela aprovação do projeto de fechamento das varandas
 
   
 
O vereador Carlo Caiado está participando de reuniões com moradores e síndicos de condomínios da Barra e do Recreio para falar sobre o fechamento de varandas. A Prefeitura vem cobrando taxas altíssimas de quem se utiliza de vidros para proteger sua varanda, ação que sempre foi muito criticada por Caiado. Ele é o autor de um Projeto de Lei Complementar que permite o fechamento por dispositivo retrátil, desde que haja a concordância do condomínio e não represente aumento da área do imóvel. Além disso, caso o PLC de Caiado seja aprovado, não haverá qualquer cobrança adicional, visto que o morador já paga o IPTU.
 
Os moradores, ainda com muitas dúvidas quanto ao projeto, e muito revoltados quanto às cobranças, receberam o vereador com grande atenção e apoiaram a aprovação do PLC. Eles estão apoiando o movimento para que o projeto seja votado o mais rápido possível e se comprometeram a cobrar dos demais vereadores.
 
Caiado informou que o projeto será colocado em votação ainda este ano e está conversando com o prefeito para que o mesmo apoie e sancione. O vereador disse ainda que a regularização das varandas tem sido um tema sério e recorrente, que já chegou à Justiça. No mês de junho, o PLC de Caiado embasou uma decisão judicial favorável. Uma moradora da Zona Sul entrou na Justiça na tentativa de regularizar o fechamento de sua varanda e o Judiciário reconheceu o direito dos proprietários. Os moradores ainda têm o processo pela frente, mas a discussão aponta para a importância de se aprovar o PLC 10 A/2005.
 
Clique para ver a nota publicada em O Globo Barra
 
Pela extensão imediata da Linha 4 do Metrô
 
Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Linha 4 do Metrô, o vereador Carlo Caiado vem participando de diversas ações para garantir que o trajeto até a Barra seja feito da melhor forma possível, com serviço de qualidade para todos os usuários. A luta de Caiado é para que o metrô seja estendido até o Terminal Alvorada, podendo seguir depois em direção ao Recreio, e para que não seja construído um terminal rodoviário no Jardim Oceânico.
 
Para o vereador, a Barra e o Recreio representam as áreas que mais crescem no município do Rio. Sendo assim, a região merece uma linha de metrô específica, que não seja uma continuação da linha 1.
 
Canal das Taxas: vereador quer que MP promova TAC entre Estado e Prefeitura
 
 
A situação do complexo lagunar de Jacarepaguá é crítica e o trecho do Recreio dos Bandeirantes não está diferente. O Canal de Sernambetiba (Rio Morto), o Canal do Cortado e o Canal das Taxas estão completamente assoreados e continuam recebendo lixo e esgoto in natura. A situação é tão grave que foi tema constante de denúncias do vereador Caiado e de uma reportagem do jornal O Globo Barra do dia 27/10.
 
Como presidente da Comissão Especial de Saneamento da Câmara Municipal, Caiado já encaminhou denúncia ao Ministério Público, que instaurou um inquérito civil e realizou uma audiência. O objetivo é que seja feito um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre o Governo do Estado, através da Cedae, e a Prefeitura, através da Rio Águas, para a recuperação e limpeza do Canal das Taxas.
 
A intenção é a de que o TAC promova a assinatura de um compromisso para que a Rio Águas faça a dragagem completa do Canal das Taxas, no mesmo molde que vem sendo feito no Canal do Cunha, na Linha Vermelha. E que a Cedae faça uma fiscalização em todas as manilhas de águas pluviais para descobrir ligações clandestinas, assim como foi feito na Lagoa Rodrigo de Freitas. A Cedae também tem que se comprometer a resolver os problemas de vazamentos de esgoto que acontecem desde 2008 no Recreio.
 
Estes sãos os termos que constariam no TAC e que o vereador irá propor ao Ministério Público.
 
Clique aqui e conheça a matéria do O Globo Barra
 
Movimento "Asfalto Já": primeiras três ruas têm asfalto concluído.
 
   
 
Em outubro, o Recreio dos Bandeirantes comemorou as primeiras ruas asfaltadas após mais de três anos sem receber obras de asfaltamento. A Rua Alberto Cavalcanti, Rua Joaquim da Silveira e Rua Isolina Sartore estão com asfalto concluído e recebendo as obras de acabamento urbanístico, como calçada e meio fio.
 
O movimento “Asfalto Já” levará ainda asfalto para outras 15 ruas do bairro, como a Rua Prof. Mota Maia, que já está com as obras avançadas. Caiado tem acompanhado as intervenções, que têm previsão de término em agosto 2012, e vistoriou, nas últimas semanas, as obras de implantação do sistema de drenagem na Rua Hugo Panasco Alvim, Rua Sadi Cabral, Rua João Batista Vigo.
 
O vereador Caiado reitera que as cobranças à Prefeitura continuam, já que, mesmo com a urbanização dessas 18 ruas, o Recreio ainda tem outras dezenas a serem urbanizadas.
 
Clique aqui e conheça as ruas que serão urbanizadas
 
Praça Augusto Ruschi recebe brinquedos, mas vereador também quer iluminação
 
 
Depois de anos, o Recreio dos Bandeirantes volta a receber obras em praças e a atendida foi a Praça Augusto Ruschi. Entre 2005 e 2008, diversas áreas de lazer receberam obras, brinquedos e arborização, além de reformas, mas depois disso, nada foi feito. As Praças Henrique Niremberg, Carlos Gardel e as praças inominadas da Rua Rogério Karp e da Rua Aires da Mata Machado são bons exemplos, bem como as Praças Mozart Firmeza, Restier Gonçalves, Miguel Osório e Heitor Bastos Tigre.
 
Um bairro com tantas áreas de lazer e praças não poderia ter ficado tantos anos sem obras nesses locais públicos. Mas, mesmo sem as intervenções, o vereador Carlo Caiado cobrou melhorias todos os anos e a Praça Augusto Ruschi foi alvo de emendas parlamentares nos anos de 2009, 2010 e 2011.
 
Satisfeito com a implantação do parquinho para as crianças e um espaço para animais, ambos cercados, Caiado quer, agora, a implantação da iluminação pública. “Essas intervenções são muito importantes para que a praça seja uma área de lazer adequada, mas também há a questão da segurança e a iluminação é peça fundamental. Já fiz solicitações à Rio Luz, mas estou apresentando uma emenda ao orçamento da Prefeitura para tentar viabilizar esta importante melhoria.”- disse o vereador.
 
O vereador Caiado ratifica ainda a cobrança para a implantação de iluminação pública na Praça Carlos Gardel e Praça Henrique Niremberg, além da Av. Alfredo Balthazar da Silveira. Mesmo com o pagamento da Cosip - taxa de iluminação pública – os moradores do Recreio ainda não receberam essas obras. “A cobrança de mais um imposto não significou a melhoria nos serviços de iluminação. O bairro é prova de que muitos locais continuam sem iluminação. Por isso sempre fui contra a Cosip” – disse Caiado.
 
Clique aqui e conheça a emenda para a Praça Augusto Ruschi
Clique aqui e conheça o ofício solicitando a iluminação para a Praça Augusto Ruschi
 
Lombadas eletrônicas são substituídas por sinais na Estrada do Pontal
 
   
 
Conforme divulgação nesse informativo, em agosto, a Prefeitura optou por implantar sinais no lugar das antigas lombadas eletrônicas existentes na Estrada do Pontal. Os sinais já foram instalados e funcionarão em breve. O vereador Caiado comemora o aumento na segurança no cruzamento de veículos e também para os pedestres que atravessam para a praia. Entretanto, Caiado também quer a retirada das “ilhas” de concreto, que serviam de base para as lombadas eletrônicas. Ele acredita que acidentes podem ser evitados com esta retirada.
 
Cliquei aqui e conheça o ofício que solicita a retirada
 
Relembre o caso: a existência de lombadas eletrônicas no cruzamento da Estrada do Pontal com a Rua Zélio Valverde (continuidade da Av. Guiomar de Novaes) foi motivada pelos inúmeros acidentes que aconteceram no passado naquele local, inclusive com um acidente fatal em 2006.
 
O vereador Caiado conseguiu, em 2007, com o apoio dos moradores do local, que fizeram um abaixo-assinado, a implantação de duas lombadas eletrônicas na Estrada do Pontal, fazendo com que os veículos reduzissem a velocidade para 40 Km/h. Após a implantação desses dispositivos não houve mais relatos de acidentes.
 
No mês abril, as lombadas foram retiradas e muitos moradores vêm questionando os motivos e pedindo a reinstalação dos dispositivos. Atendendo a esses pedidos, o vereador Caiado encaminhou um Requerimento de Informações à Prefeitura, questionando os motivos da retirada da lombada e se a mesma seria reinstalada.
 
Em resposta aos questionamentos, a Prefeitura, através da Cet-Rio, informou que serão implantados sinais no local, garantido assim maior segurança aos pedestres que atravessam a via para ir a praia.
 
Clique em veja a resposta do Requerimento de Informações
 
Gabinete do Vereador Carlo Caiado - Praça Floriano s/n, Cinelândia
Cep 200310-050 - Gabinete 1003 - Telefones: (21) 3814-2083 ou (21) 3814-2082
Site: WWW.CARLOCAIADO.COM.BR      E-Mail: CAIADO@CARLOCAIADO.COM.BR