Carlo Caiado promove abaixo-assinado pela despoluição do Canal das Taxas
 
  
 
Como presidente da Comissão Especial de Saneamento da Câmara Municipal, o vereador Carlo Caiado encaminhou, em 2009, uma denúncia da situação do Canal das Taxas ao Ministério Público, que instaurou um inquérito civil, número MA5322, realizou uma audiência em 2011 e outra no último dia 27 de junho. O intuito do vereador Caiado é que o Ministério Público promova um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre o Governo do Estado, através da Cedae, e a Prefeitura, através da Rio Águas, para a recuperação e limpeza do Canal das Taxas.
 
Caiado iniciou um abaixo-assinado pela despoluição do Canal das Taxas no dia 23 de junho e entregou ao promotor na audiência do dia 27. O sucesso do documento e boa recepção do MP indicam que o movimento é o caminho certo. Por isso, a equipe do vereador Caiado vai continuar colhendo assinaturas.
 
Canal das Taxas terá medição do gás H2S
 
 
A situação do complexo lagunar da Barra e Jacarepaguá é crítica e no trecho referente ao Recreio dos Bandeirantes não está diferente. O Canal de Sernambetiba (Rio Morto), o Canal do Cortado e o Canal das Taxas estão completamente assoreados e continuam recebendo lixo e esgoto in natura, exalando mau cheiro, o gás H2S.
 
No início de 2012, moradores incomodados com a situação do Canal das Taxas, forneceram ao vereador Caiado documentos que comprovam que o cheiro exalado pelo Canal, conhecido como Gás Sulfeto de Hidrogênio (H2S), é poluidor e prejudicial à saúde. Caiado encaminhou ao Ministério Público a documentação contendo estudos técnicos que comprovam que o H2S é veneno. Também conhecido como "gás azedo" e "gás de ovo podre", o H2S é mais tóxico do que o monóxido de carbono, por exemplo. Esse dados já constam no Inquérito Civil número MA5322.
 
Na última audiência do dia 27 de junho, um morador informou que tinha meios de fazer uma medição da quantidade do gás H2S nas proximidades do Canal das Taxas, próximo à sua residência. Essa medição irá comprovar o excesso de gás e dará subsídios para que o Ministério Público conclua o Inquérito Civil.
 
Vazamentos de esgoto continuam a poluir os corpos hídricos do bairro
 
  
 
O Recreio dos Bandeirantes continua sofrendo com os vazamentos de esgoto que poluem canais e lagoas. Este problema também foi tema de uma denúncia do vereador Caiado ao Ministério Público, onde estão sendo reunidos diversos vídeos e fotos de vazamentos dos últimos quatro anos.
 
Somente no último de mês junho foram observados três vazamentos de esgoto no bairro. Na rua Paulo Antunes Ribeiro, na Avenida Gláucio Gil e na Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, em frente à CEDAE. Caiado pede que os moradores entrem em contato com o gabinete sempre que virem esgoto vazando e afirma: “Não vamos nos cansar de denunciar e fiscalizar esse problema. É inadmissível que tenhamos que conviver com um problema tão grave de saneamento básico em pleno século XXI, ainda mais em se tratando de um bairro com tantas áreas de proteção ambiental como o Recreio” – disse.
 
Os vazamentos de esgoto no bairro já foram alvo de diversas reportagens na mídia, entre elas, uma reportagem do jornal O Globo Barra e uma matéria no programa CQC da Rede Bandeirantes. Além disso, vazamentos também têm sido registrados pela assessoria do vereador.
 
Clique aqui e veja a reportagem do jornal O Globo Barra
Veja a matéria no programa CQC
Clique aqui e veja os registros de vazamentos de esgoto
 
Movimento “Asfalto Já”: mais nove ruas serão beneficiadas
 
  
 
Em junho de 2010, o Recreio completava dois anos sem obras de urbanização de ruas. Por isto, o vereador Carlo Caiado deu início ao movimento "Asfalto Já", com o objetivo de cobrar a realização desse serviço. A iniciativa contou com o apoio de Associações de Moradores do bairro e colheu assinaturas de milhares de pessoas em um abaixo-assinado.
 
Em abril de 2011, após três anos sem obras, a Prefeitura autorizou um pacote de urbanização de 18 ruas. Para a execução das obras das 18 ruas a Prefeitura destruiu uma praça e as ruas ao redor, procurado por moradores, o vereador Caiado, entrou uma denúncia ao Ministério Público. O MP, por sua vez, instaurou um inquérito civil para que as obras sejam de fato realizadas.
 
Com isso, no mês de maio a Prefeitura anunciou a urbanização da praça e de mais nove pequenas ruas ao seu redor. As obras já começaram pela Rua Alfredo Mesquita. “Essa cobrança dos moradores é antiga e por isso iniciamos o movimento “Asfalto Já” ainda em 2010. Fico contente em ter dado a minha contribuição cobrando a Prefeitura e acionando o Ministério Público em favor da urbanização da praça e das ruas” – comemora Caiado.