Debate sobre fechamento de varandas próximo do fim
 
   
 
Diversas reuniões foram realizadas nos últimos meses com moradores, principalmente da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, visando esclarecer os pontos onde persistiam dúvidas sobre o Projeto de Lei Complementar 10-A/2005, de autoria do vereador Carlo Caiado que permite o fechamento de varandas por envidraçamento de forma retrátil, sem cobrança de qualquer taxa por parte da Prefeitura.
 
No último dia 7 de dezembro, foi realizado na Câmara Municipal um novo encontro sobre o tema, do qual participaram vereadores, o Secretário Municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, e sua equipe técnica, o Secretário-Chefe do Gabinete do Prefeito, Luiz Antônio Guaraná, e diversos membros da Sociedade Civil Organizada, como o presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrosck.
 
Durante cinco horas, foram tratados pontos favoráveis e contrários à questão, que deverá ter uma nova rodada de discussões nos próximos dias. Entretanto o presidente da Câmara Municipal, Jorge Felippe garantiu que o PLC será votado ainda este ano e afirmou que a proposta conta com o apoio da maioria absoluta dos vereadores da Casa.
 
Saiba mais sobre o tema
 
Vila Hípica do Jockey é tombada
 
 
O vereador Carlo Caiado vem lutando, desde o ano passado, pelo tombamento da Vila Hípica do Jockey, como forma de preservar uma importante área da cidade e evitar o adensamento da região, um dos maiores problemas da Zona Sul. Por isso, Caiado apresentou um Projeto de Lei com este objetivo, que foi aprovado com êxito na Câmara Municipal do Rio.
 
Entretanto, no último dia 9 de dezembro, o projeto foi vetado pelo prefeito, que, em uma estratégia política, optou por, logo em seguida, apresentar um decreto tombando a Vila Hípica do Jockey. “Apesar de se tratar de uma manobra política, nosso objetivo final, que era a preservação da área, foi conquistado. Fiquei extremamente satisfeito ao ver que, apesar da forma como foi feito, associados, trabalhadores e os demais cidadãos cariocas, de uma forma geral, conquistaram esse benefício” – disse o vereador.
 
Com a manutenção do conjunto da Vila Hípica ficam mantidas não só as cocheiras, mas uma grande área sem prédios ou construções, que costumam sufocar o município. Com isso, o trânsito também fica mais livre do enorme fluxo de veículos que a criação de prédios comerciais traria ao local. Para Caiado o tombamento é motivo de comemoração. “Foi o nosso movimento, junto a moradores do Jardim Botânico e Gávea, e sócios do Jockey Club que alertou o prefeito para a importância de ter esta área preservada” - finalizou.
 
Clique para ver o veto e o decreto com o tombamento
Veja a matéria publicada em O Globo
 
Vereador continua lutando contra a taxa de iluminação pública
 
 
O vereador Caiado se reuniu, no início de dezembro, com o promotor Rodrigo Terra, do Ministério Público Estadual, para falar sobre um inquérito aberto contra a Cosip – Contribuição para Custeio da Iluminação Pública. Em dezembro de 2009, Caiado entregou, ao mesmo promotor, um abaixo-assinado com cerca de cinco mil assinaturas de moradores contrários à cobrança.
 
Rodrigo Terra informou que o inquérito foi transformado em uma ação que solicita a separação da cobrança em dois códigos de barras a serem apresentados nas contas de luz. Segundo ele, esta seria uma forma mais fácil e justa de recorrer do pagamento da taxa. Entretanto, a ação ainda não foi julgada.
 
Segundo o vereador Caiado, as atividades contra a taxa de iluminação continuam. O vereador encaminhou, em novembro, um novo Requerimento de Informações à Prefeitura para saber como está sendo investido o dinheiro recolhido com a cobrança.
 
Clique para ver o documento
 
Câmara debate preparativos para a JMJC 2013
 
 
A Comissão Especial da Câmara do Rio, criada com a finalidade de acompanhar os preparativos para realização da Jornada Mundial da Juventude Católica no Município do Rio de Janeiro em 2013, promoveu, no último dia 12, um debate sobre o tema. O objetivo foi o de ampliar a participação do Legislativo Municipal na realização do evento, e com a maior adesão dos vereadores, transformar a Comissão Especial em Frente Parlamentar, o que foi prontamente realizado pelo vereador Carlo Caiado, presidente da Comissão e da nova Frente.
 
Para Caiado, a Câmara Municipal do Rio e a sociedade estão tendo a chance de acompanhar os preparativos de um dos maiores eventos que a cidade irá receber nos próximos anos. “A audiência de hoje é um lançamento e um alerta que a gente faz para buscarmos o melhor planejamento possível, tendo em vista um bom transporte, uma boa acomodação e um bom policiamento, não só para recebermos os jovens, mas para ficar como herança para o nosso município” - disse.
 
Também participaram do evento os vereadores Reimont (PT) e Tio Carlos (DEM); Dom Nelson Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro; padre Ramon Nascimento, membro do Comitê Organizador Local (COL) da JMJC RIO 2013; Gizele Azevedo, coordenadora dos Voluntários da JMJC 2013 e Anderson Guedes, membro do grupo de trabalho do Executivo.
 
 
Veja a matéria no site da Arquidiocese
 
Gabinete do Vereador Carlo Caiado - Praça Floriano s/n, Cinelândia
Cep 200310-050 - Gabinete 1003 - Telefones: (21) 3814-2083 ou (21) 3814-2082
Site: WWW.CARLOCAIADO.COM.BR      E-Mail: CAIADO@CARLOCAIADO.COM.BR