Aprovada em 2014 pela Câmara de Vereadores, a Lei Municipal 5.751/2014, que cria o transporte hidroviário no Complexo Lagunar de Jacarepaguá e Barra da Tijuca, de autoria dos vereadores Carlo Caiado e Thiago K. Ribeiro, ainda não saiu do papel.
Sabedores da importância do quanto essa modalidade de transporte vai contribuir para a mobilidade urbana, os parlamentares fizeram uma indicação legislativa solicitando à Prefeitura, a publicação de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), visando a implantação do sistema de transporte hidroviário. O PMI visa a elaboração do projeto que vai nortear a eventual licitação para concessão do serviço, com a parceria privada.
O Vereador Carlo Caiado percorreu alguns dos trajetos, de onde seria implantado o transporte hidroviário. O parlamentar, acompanhado do Deputado Estadual Tio Carlos, saiu da Docas Barramares até a Ilha da Gigóia, na Barra. “Percorri os canais da Barra da Tijuca, passando pelo canal de Marapendi e a Lagoa da Tijuca. Tenho certeza que além do potencial turístico, as lagoas da Barra são uma opção real para o transporte de passageiros de forma a desafogar o trânsito da região. Antes de mais nada, precisamos resolver urgente o problema da poluição nas lagoas. Essa também te sido uma cobrança constante do meu mandato. Precisamos evoluir nesse aspecto”, disse Caiado.
De acordo com o Vereador, a implantação do transporte hidroviário irá Complexo Lagunar da irá minorar as agruras sofridas pelos munícipes, moradores dos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, possibilitando a criação de novas rotas de transporte de passageiros nas lagoas da região, e possibilitando ainda sua integração aos Corredores BRTs existentes e a linha de metrô, em fase final de construção.
Por fim, Caiado justificou a apresentação da parceria público privada em face do Município já ter procedido com a publicação de PMI para temas como “a implantação de sistema de esgotamento sanitário na área da AP 4.1”, ou mesmo pra “estudos que visem a aplicação de nova legislação para a região das Vargens”, podendo então o Poder Executivo tomar a mesma medida, desta vez buscando o cumprimento da Lei Municipal nº 5.751, de 9 de junho de 2014, para implantação do transporte de passageiros através do complexo lagunar de Jacarepaguá.