Desde seu início na Câmara Municipal, em 2005, Carlo Caiado tem trabalhado em defesa do servidor público municipal. Para ele, esses funcionários são um investimento para a cidade e não despesa.
Na atual gestão tem sido prática constante a apresentação de leis e decisões administrativas contrárias ao servidor municipal, inclusive mudanças no sistema de aposentadoria e pensões. Em todas estas questões a posição de Caiado foi defender os interesses dos servidores públicos municipais, votando contra e apresentando projetos alternativos, sendo um dos vereadores que mais defendeu o arquivamento do PLC 41, que muda o sistema de aposentadorias dos funcionários públicos.
Nesta gestão uma prática lamentável que vem sendo combatida por Caiado é a privatização de serviços públicos em áreas fundamentais para os cariocas, em especial a saúde, que enfrenta grandes transtornos em função da terceirização via Organizações Sociais (OS’s.). Caiado votou contra a Lei Municipal 5026/09 por prejudicar diretamente os servidores da saúde e a população, e apresentou o Projeto de Lei 247/2009, que revoga a Lei das OS´s.
“Não podemos permitir que os interesses privados sejam priorizados em áreas que são por direito dos servidores municipais, sem que melhora alguma seja observada pela população, o que acaba gerando prejuízo à sociedade carioca com um todo” – afirma Caiado.