Presidente da Frente Parlamentar em defesa da linha 4 do Metrô, o Deputado Carlo Caiado encaminhou indicação legislativa ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado de Transportes (SETRANS), solicitando o início dos estudos da ligação metroviária entre as futuras estações Gávea e Uruguai, na Tijuca. A SETRANS deve iniciar, ainda em 2019, os estudos que levem ao máximo de detalhamento da proposta de construção da ligação metroviária entre a futura estação da Gávea e a estação Uruguai, na Tijuca. Os estudos devem contemplar traçado ideal, tipo de escavação do túnel sob o maciço da Tijuca, prazo de execução estimado, e por fim, custo estimado da obra.
No documento encaminhado, Caiado enumerou alguns pontos, confira:
– Considerando os últimos fatos que envolvem a estação Gávea do metrô, amplamente divulgado na grande imprensa, que depois de ter suas obras paralisadas por mais de quatro anos, desde março de 2015, é objeto de um entendimento entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro (GERJ), Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE), Ministério Público Federal no Estado do Rio de Janeiro (MPF) e o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE), cujo teor visa permitir a retomada das obras de construção da estação da Gávea ainda neste ano de 2019;
– O fato de que a estação da Gávea foi projetada como estação de integração entre as linhas 1 e 4 do metrô, com uma estrutura com cerca de 35 metros de profundidade e 15 diferentes níveis, contará com dois pares de plataformas distintas, sendo a primeira para atender os trens oriundos da estação de São Conrado e a segunda os trens da estação de Antero de Quental, no Leblon;
– Os dois pares de plataformas distintos, acima citados, são parte de uma estrutura de túneis que visam promover as ligações Gávea – Tijuca, e Gávea – Centro;
– Uma vez concluída, a estação Gávea, sem suas ligações complementares, ou seja, sem os túneis em direção à Tijuca e/ou em direção ao Centro do Rio, pouco contribuirá para a ampliação do sistema metroviário da Cidade como um todo, já que a estação da Gávea injetará apenas mais 20 mil pessoas ao sistema;
– O fato de que, das duas ligações propostas a partir da estação da Gávea, Gávea – Tijuca e Gávea – Centro, a primeira tem traçado mais curto e não demanda a construção de nenhuma nova estação, e a segunda, além de ter um traçado bem mais longo, demanda a construção de, pelo menos, mais 4 novas estações (a saber: Jardim Botânico, Humaitá, Laranjeiras e Carioca, nova estação integrada a atual);
– O fato de que a ligação Gávea – Tijuca integrará duas enormes áreas da Cidade do Rio de Janeiro – as Zonas Sul e Norte;
Confira o mapa:
Confira o documento oficial: