RECUPERAÇÃO DA PASSARELA DA AV. MINISTRO IVAN LINS
Graças ao empenho do vereador Carlo Caiado (DEM/RJ) junto à Prefeitura, os moradores da Barra conquistaram mais um benefício: foi publicado no Diário Oficial do município do Rio, em 5 de março último, o edital de licitação para a realização da obra de recuperação estrutural da passarela da Avenida Ministro Ivan Lins, que se encontra em péssimo estado de conservação e é utilizada por centenas de pessoas diariamente. A reestruturação trará mais tranquilidade para pedestre e motoristas.
REUNIÃO COM MORADORES DO CONDOMÍNIO CAÇA E PESCA
Cumprindo o compromisso que assumiu junto ao Condomínio Caça e Pesca, o vereador Carlo Caiado participou, no dia 26 de fevereiro, de uma reunião com os moradores. Na ocasião, foi entregue uma carta, com a resposta dada pela Prefeitura ao Requerimento de Informações, encaminhado pelo vereador, sobre o processo de leilão do terreno do condomínio por dívidas de IPTU.
Na época, conforme noticiado na imprensa, uma grande incorporadora teria comprado, no leilão da Prefeitura, o terreno do Clube Caça e Pesca e do condomínio de casas de mesmo nome. A resposta da Procuradoria Geral do Município informou que o lote que foi a leilão era o do clube e não o das casas, trazendo mais traquilidade aos moradores, que atualmente brigam na Justiça para permanecer no local.
Agora, o vereador irá, junto com uma comissão de moradores, ao Procurador Geral do Município para uma reunião sobre os processos referentes às casas.
ASSALTOS NAS AVS. ARMANDO LOMBARDI E MINISTRO IVAN LINS
Do fim de fevereiro ao meio de março, moradores da Barra passaram por pelo menos dois casos sérios de violência: arrastões nas avenidas de acesso ao bairro. Enquanto o trânsito estava parado na saída da Barra, pela manhã, assaltantes em motocicletas roubaram os motoristas, que não puderam reagir.
A população precisa do apoio da polícia, principalmente após a instalação das UPP´s. Sem espaço nos morros e comunidades carentes, os bandidos podem agir com mais frequência no asfalto e a tendência é que a violência cresça sem não for implementada uma política inteligente de prevenção a este tipo de crime.
ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA NA APA MARAPENDI
Foi publicado em uma coluna do jornal O GLOBO, reportagem informando que lotes da Área de Proteção Ambiental Marapendi estavam à venda.
– (O Globo, Cleo Guimarães, 07/02) “Está à venda, por R$ 350 milhões, uma área verde de 406 mil metros quadrados na Praia da Reserva. Seu comprador leva junto o projeto de um resort que se anuncia ecologicamente correto, com mil apartamentos em estilo bangalô. A venda é da Sérgio Castro Imóveis.”
O vereador Caiado está atuando para impedir que esse absurdo siga adiante. Um Requerimento de Informações foi encaminhado à Prefeitura questionando a veracidade do que foi publicado e, dependendo da resposta, o Ministério Público será acionado.
Não está descartada a organização de um movimento de moradores, para que um dos principais símbolos ambientais do bairro, e da cidade, seja preservado.
RUA JORNALISTA RICARDO MARINHO
Muitos motoristas estão reclamando do congestionamento que vem se formando na Rua Jornalista Ricardo Marinho, após obra recente. Moradores, que antes demoravam apenas cinco minutos para passar de carro por determinados trechos, atualmente estão levando até 35 minutos.
O vereador Caiado encaminhou um Requerimento de Informações à Prefeitura solicitando explicações quanto à situação no local. A intenção é cobrar para que o fluxo das vias melhore para todos, moradores de condomínios próximos e motoristas. O documento ainda não foi respondido pela Prefeitura.
PONTE DE ACESSO À ILHA DA COROA
Atendendo a emenda aditiva ao orçamento de nº 131, de autoria do vereador Caiado, a Prefeitura realizou licitação para a construção de uma ponte de acesso à Ilha da Coroa, sobre o canal da Lagoa da Barra da Tijuca. A emenda foi apresentada pelo vereador no fim do ano passado.