Acompanhado por um time de peso no combate à poluição das lagoas da Barra da Tijuca, composto por Dr. José Alexandre, do Ministério Público Federal; Dr. Sérgio Suiama, do Ministério Público Estadual; Claudio Dutra, Presidente do Inea; Fábio Pinho, Coordenador do CICCA, e o Professor Adacto COPPE/UFRJ, o Deputado Estadual Carlo Caiado visitou os inúmeros pontos de lançamentos irregulares de esgoto nas lagoas da região.
Testes foram executados em locais de despejos de esgoto e as devidas notificações e autuações providenciadas pelo INEA. O MPF e o MPE estão atuando juridicamente também e aprovaram a vistoria para dar curso as Ações Civis Públicas e inquéritos em andamento.
A exemplo do Recreio dos Bandeirantes, Caiado sugeriu a criação de uma força tarefa para ações contínuas como essa. “Não podemos permitir que o meio ambiente seja afetado desta forma. Importante cada um fazer a sua parte e se conscientizar que a população como um todo é afetada. Sabemos que no momento, estamos num trabalho de formiguinha, mas se cada um fizer a sua parte, seremos grandes nessa luta pela despoluição dos nossos rios e canais”, enfatizou Caiado.