Por iniciativa do vereador Carlo Caiado, que apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal a resolução n° 1053/2007, foi criada a Comissão Especial Saneamento da Zona Oeste cujo objetivo é acompanhar as obras de implantação do saneamento básico desta região, tanto do convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, quanto às obras decorrentes de convênio da Prefeitura com a CEF.
Caiado, que será o presidente da Comissão, espera como resultado a garantia dos prazos de conclusão das obras, bem como viabilizar um atendimento permanente aos cerca de 1,5 milhão de moradores (divididos em 20 bairros da Zona Oeste) beneficiados com as intervenções, através de reuniões e audiências públicas de forma periódica.
Como início da atuação da Prefeitura, com o total apoio de Caiado, serão implantadas as redes de drenagem e esgoto sanitário em Sepetiba, com um investimento de R$ 75 milhões. Entre as intervenções previstas no Programa de Saneamento Integrado do Bairro de Sepetiba, estão a implantação de 49 quilômetros de rede coletora de esgoto e 28 quilômetros de drenagem pluvial, além de Estação de Tratamento de Esgoto, duas elevatórias e a implantação da linha tronco de esgotamento sanitário.
Para o vereador Carlo Caiado “a questão do saneamento na Zona Oeste, sempre ignorada em governos anteriores, será a partir deste momento levada adiante pela Prefeitura, gestora do Programa. Assumo o compromisso com a população da Zona Oeste de que serei um fiscal implacável desta importante ação de cidadania para a região”.