Está em tramitação na Câmara de Vereadores do Rio o Projeto de Lei Complementar nº 53/2021, de autoria dos vereadores Carlo Caiado, Reimont, Alexandre Isquierdo, Marcelo Arar e Rafael Aloísio Freitas, que preserva o Armazém 6 e suas áreas anexas – (Anexo 5/6 e Pátio 6/7), na Região Portuária da Cidade, conhecido como “Armazém da Utopia”, para uso restrito a atividades culturais e sociais.
O Armazém da Utopia, composto de dois armazéns geminados (Armazém 6, e Anexo 5/6 e Pátio 6/7), localizado no coração histórico do Rio Janeiro, na Região Portuária da Cidade, é um armazém centenário com mais de cinco mil m², múltiplo e dinâmico, e que sedia a Companhia Ensaio Aberto desde 2010, assim sendo, há mais de 11 anos.
Trata-se de um coletivo artístico que completará 30 anos em 2022. O espaço também abriga o acervo de figurino do grupo com mais de 2 mil peças e o acervo de objetos de cena e cenografia de 27 espetáculos teatrais.
O Armazém da Utopia é um dos projetos do legado olímpico para a Região Portuária da Cidade do Rio de Janeiro. O reconhecimento simbólico com a importância do Armazém da Utopia na revitalização do tecido urbano veio com a denominação Parada Utopia/AquaRio, na parada do Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT) que circula pelo Boulevard Olímpico.
Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio – CDURP e com a concessionária Porto Novo foram oferecidas, gratuitamente, oficinas, cursos, seminários, leituras públicas e espetáculos teatrais para o público local, desenvolvendo parcerias com associação de moradores, escolas de samba, outros coletivos artísticos, sindicatos de trabalhadores, organizações da sociedade civil, além de instituições e comércio locais.
Importante ressaltar o alto aproveitamento de beneficiários das oficinas que foram inseridos no mercado de trabalho e muitos até empregados no próprio Armazém da Utopia.