Pelo Metrô até o Alvorada – Barra e estação na Gávea
Após iniciar um movimento pedindo que o Governo do Estado voltasse a considerar o projeto original da Linha 4 do Metrô, o vereador Carlo Caiado ficou satisfeito com o anúncio de que a estação Gávea será construída até o fim de 2015. Caiado promoveu a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado pedindo que a decisão de mudar o traçado fosse revista. Com uma barraca montada em frente à PUC, vereador e equipe conversaram com estudantes, professores, funcionários da instituição de ensino e moradores da Gávea, explicando a importância da construção da estação no bairro.
“Eu estive no Ministério Público Estadual pedindo que a obra do Metrô seja realizada de acordo com o projeto original. Foi reaberto um inquérito civil, que vai exigir do Governo do Estado a apresentação de documentos que justifiquem a decisão de fazer da nova linha uma extensão da Linha 1. A nossa luta é pela chegada do Metrô ao Terminal Alvorada, na Barra, a não construção de um terminal de ônibus no Jardim Oceânico, a construção da linha 4 em grade, evitando a superlotação dos trens e a construção da estação Gávea” – afirmou o vereador Caiado.
As assinaturas coletadas no abaixo-assinado serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual e ao Governo do Estado.
Campeões Mundiais recebem Moção de Reconhecimento
A equipe de futebol de areia do Vasco da Gama recebeu, no dia 10 deste mês, uma homenagem do vereador Carlo Caiado. As Moções de Reconhecimento e Aplausos foram entregues pela conquista do I Mundialito de Clubes de Beach Soccer, realizado em março deste ano. Participaram da competição os seguintes times: Flamengo, Vasco, Corinthians, Santos, Milan, Seattles Sounders, Lokomotiv Moscow, Boca Juniors, Barcelona e Sporting Lisboa.
Jogadores, membros da comissão técnica e diretoria do time participaram do evento, realizado no salão nobre da Câmara Municipal. A mesa foi composta pelo vereador Caiado, pelo diretor de Marketing do Vasco, Marcos Blanco, pelo diretor da equipe, Guilherme Mattos, pelo supervisor de beach soccer, Pablo Moraes e por Júnior Negão, coordenador da equipe.
Para o vereador, a conquista do I Mundialito representa a dedicação do Vasco. “O Rio de Janeiro está vivendo um grande momento no esporte, com a preparação da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos de 2016. Desta forma, precisamos, mais do que nunca, reconhecer os trabalhos sérios que vêm sendo realizados” – disse.
Por fim, os atletas e comissão técnica posaram para as fotos com seus diplomas, vestindo uma camiseta alusiva ao título, com os dizeres “Campeão de terra, mar e areia”.
Troca injusta para servidores e contribuintes
Para conseguir o empréstimo do Banco Mundial no ano passado, no valor de mais de US$ 1 bilhão, a Prefeitura do Rio precisou concordar com medidas que prejudicam os servidores públicos e os contribuintes. Na resposta do Requerimento de Informações encaminhado pelo vereador Carlo Caiado com a cópia do contrato assinado, duas páginas chamam a atenção: em uma a Prefeitura se compromete a mudar o sistema de previdência, reduzindo aposentadorias e pensões. Já na outra a Prefeitura concorda em transferir a gestão dos serviços públicos de saúde para as organizações sociais. “O futuro dos servidores, além da saúde do município serviram de moeda de troca” – afirmou o vereador.
Mães de Realengo reclamam da falta de apoio
Familiares das vítimas do massacre ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira, há cerca de um mês, sofrem agora com o descaso. Muitos reclamam que psicólogos e assistentes sociais desapareceram e não prestam mais atendimento no local. Os pais se preocupam também com o atraso dos filhos quanto ao ano letivo, já que as aulas ainda não foram retomadas.
Desta forma, o vereador Caiado encaminhou à Prefeitura um Requerimento de Informações questionando os projetos do Executivo para a escola, quando as aulas serão reiniciadas e se os alunos serão prejudicados quanto ao conteúdo perdido. Além disso, Caiado quer saber como está sendo realizado o apoio psicológico aos pais e alunos que vivenciaram o episódio de violência.
Defesa dos animais nas escolas públicas
O vereador Carlo Caiado apresentou um Projeto de Lei instituindo a Campanha Permanente de Orientação e Conscientização de Respeito aos Animais nas escolas municipais. A proposta visa tornar obrigatória a divulgação para professores, pais e alunos, como conteúdo pedagógico, das leis que protegem os animais, com o objetivo de desenvolver a cultura de respeito dos animais desde a infância.
“Com a conscientização, acredito ser possível reduzir os casos de maus-tratos e de abandono de animais domésticos” – disse o vereador.
Homenagem ao CIEE
Um projeto de lei do vereador Carlo Caiado, sancionado este mês pelo prefeito e incluído na Lei n° 5.242/2011, concede ao CIEE – Centro de Integração Empresa Escola o Título de Utilidade Pública por seus serviços prestados à sociedade carioca, ajudando os jovens na conquista de estágios e empregos.