Caiado se reúne com Secretário de Saúde para solicitar mais UPAs e Clínicas da Família para a Cidade
Ampliação da rede de atendimento à saúde tem sido tratada com prioridade pelo Vereador Carlo Caiado. Recentemente, o parlamentar levou um grupo de moradores para reunião com o Secretário Municipal de Saúde. Em pauta, a solicitação da ampliação de Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), na cidade. Com essa reunião, os moradores tiveram a oportunidade de falar diretamente ao secretário sobre a importância dessas unidades para os bairros.
Caiado defende o trabalho de atenção à saúde realizado pelas UPAs, bem como das Clínicas da Família. No final do ano passado, o vereador, que é vice-presidente da Câmara de Vereadores, assinou em coautoria com outros vereadores, um decreto legislativo, doando R$ 130 milhões para a construção de mais de 60 clínicas no município. “Acho fundamental essas unidades de saúde, pois desafogam o setor de emergência. Estamos acompanhando a construção dessas clínicas da família, pelo menos cinco delas já tiveram as obras iniciadas e as outras já com previsão. Importante é que já existe essa verba para essa finalidade. Quantos às UPAs, o secretário prometeu se empenhar na ampliação dessas unidades”, destacou Caiado.
As Organizações Sociais que atuam na área de saúde deverão informar à Secretaria Municipal de Saúde, de dois em dois meses, o preço que pagaram por cada medicamento e/ou serviço que compram ou contratam diretamente, informando o mês em que se deu a aquisição ou contratação. É o objetivo do projeto de lei nº 47/2013, de autoria dos Vereadores Carlo Caiado e Cesar Maia, aprovado em primeira discussão pela Câmara de Vereadores.
Ainda de acordo com o projeto de lei, a Secretaria Municipal de Saúde, na mesma frequência e em seguida, tabulará os preços de medicamentos e serviços informados pelas OSs e os praticados pela própria Secretaria no que tange aos Hospitais Públicos e Postos de Saúde, informando em uma última coluna desta tabulação as porcentagens a mais ou a menos obtidas com a comparação dos preços. Assim que finalizados esse comparativo, as informações deverão ser publicadas em Diário Oficial. O projeto será aprovado em segunda discussão para em seguida ir à sanção do prefeito.
Escolas em turno único avançam no Rio
Cumprindo a meta da Lei Municipal nº 5.225/2010, a Prefeitura do Rio pretende colocar 40% das escolas do município em turno integral até 2016. A meta é atender, a lei, aprovada na Câmara de Vereadores em 2010 e que tem com um dos autores, o Vereador Carlo Caiado, a implantação de turno único nas escolas municipais.
Caiado está acompanhando a ampliação das unidades de ensino e já solicitou à Prefeitura o cronograma das novas escolas que serão construídas, bem como a implantação do turno único nas unidades de ensino do município já existentes.
Melhoras nas notas
Um levantamento divulgado pela Fundação Itaú Social mostrou que sobre a implantação do ensino integral nas escolas da rede municipal carioca vem sendo acompanhada de avanços significativos no rendimento dos alunos e em hábitos de leitura e alimentação. A pesquisa identificou, por exemplo, que nas unidades que atuavam antes em tempo parcial houve uma melhoria expressiva nas notas de Matemática e Língua Portuguesa dos alunos do 4º ano que estavam abaixo da média: uma elevação média de 4,8 pontos em cada disciplina. Leia reportagem do Jornal Extra sobre o tema:
Autódromo: Decisão judicial é o único empecilho para início da construção do Novo Autódromo do Rio
A Câmara Municipal do Rio, através da Frente Parlamentar em Defesa do Novo Autódromo, realizou, no último dia 12/08, Debate Público, com a participação de representantes das diversas esferas governamentais, instituições ligadas à área de automobilismo e população, para discutir a construção do Novo Autódromo Internacional do Rio de Janeiro.
Durante o debate, foi unanimidade a escolha do terreno de Deodoro, na Zona Oeste, para receber o autódromo. Segundo informações do relatório encaminhado pelo Exército ao Ministério dos Esportes, lido pelo Vereador Carlo Caiado, o terreno está descontaminado dos artefatos explosivos, que estavam espalhados no local por uma explosão ocorrida em 1958, em um depósito de munição. Ainda segundo o relatório, a unidade militar, seguiu o padrão de segurança da ONU para efetuar a limpeza do terreno. Uma decisão judicial, é hoje, o único empecilho para o início das obras do Autódromo. Leia mais
Nas ruas da cidade
Presença constante no cotidiano da cidade, o Vereador Carlo Caiado vem encaminhando à Prefeitura do Rio uma série de solicitações de moradores, colhidas durante as visitas aos diversos bairros da cidade. De pequenas intervenções, como limpeza de ruas, até mesmo grandes intervenções, como construção de unidade de saúde, o parlamentar tem cobrado atenção por parte do executivo.
Prestando contas do mandato
Transparência em seus atos e ações na Câmara de Vereadores tem sido uma rotina no trabalho do Vereador Carlo Caiado. Durante o ano inteiro, sua equipe visita as diversas regiões do município para levar a prestação de contas referente ao mandato do parlamentar. “Acho importante levar ao conhecimento da população as discussões que levamos a plenário. O que discutimos na Câmara de Vereadores afeta diretamente no cotidiano da população e acho fundamental essa interação. Prestar contas à população é essencial”, disse Caiado.
Disque- maus tratos a animais
A Câmara Municipal do Rio aprovou em segunda discussão, o projeto de lei 234/2009, de autoria do Vereador Carlo Caiado, que obriga a afixação de cartazes para divulgação, à população, de telefones para denúncias de maus-tratos contra animais. Os cartazes deverão ser afixados em clínicas veterinárias, pet shops e outros estabelecimentos que prestem serviços relacionados a animais domésticos.
Os estabelecimentos que descumprirem a regra poderão ser multados em R$ 3 mil e em caso de reincidência o valor será dobrado. O projeto segue agora para sanção do prefeito.
Preservação do patrimônio público
A preservação e boa utilização do patrimônio público da cidade sempre foi uma preocupação do Vereador Carlo Caiado. Esse mês, o parlamentar se reuniu com o Presidente da Associação de Moradores do Jardim Botânico, Heitor Wegmann; o Dr .Mozzon, diretor da Sociedade Hípica Brasileira e o Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural,Washington Fajardo para tratar da preservação da Sociedade Hípica Brasileira, a fim de evitar que haja um avanço da especulação imobiliária na Lagoa e Jardim Botânico. A Hípica foi tombada através de uma lei, no entanto, o processo que dá o tombamento definitivo ainda não foi concluído. Caiado é autor das leis que preservam hoje, a Escola Municipal Friedenreich, no Maracanã, que estava ameaçada de demolição, o Parque Peter Pan, em Copacabana, entre outros.
Santa Cruz ganha cartório
Atendendo a reivindicação de moradores, o Vereador Carlo Caiado intermediou junto à Associação de Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro (Anoreg), o retorno do cartório de Santa Cruz, na Zona Oeste. Com uma população de mais de 250 mil habitantes a região não possui cartório. O mais próximo fica no bairro vizinho.
Após abaixo assinado e reunião com o presidente da Anoreg, o Poder Judiciário autorizou a criação do cartório, que será implantado, tão logo seja resolvidas as questões burocráticas de documentação.
A implantação de um cartório em Santa Cruz é uma conquista importante para a região, que trará inúmeros benefícios para os contribuintes, não só pessoa física, mas também para o comércio, o sistema financeiro e industrial do bairro.