Vereador Carlo Caiado vota a favor dos profissionais de educação
Comprometido com a valorização dos profissionais de educação, o Vereador Carlo Caiado foi um dos três vereadores a votar contra o Projeto de Lei 442/2013, de autoria do Poder Executivo, que cria o Plano de Cargos e Salários para profissionais de educação.
Segundo Caiado, antes de votar contra o projeto, conversou com professores da rede municipal, que garantiram que o plano não atendia às reais necessidades dos profissionais de educação. “Como é de conhecimento de todos, não houve tempo hábil para uma discussão mais detalhada da proposta. É lamentável, pois há anos os professores aguardavam por um Plano de Cargos e Salários coerente e este,segundo eles, desvaloriza a categoria”, ressalta Caiado.
Ainda de acordo com Caiado, o projeto apresenta muitos pontos, considerados por professores como prejudiciais para a categoria. Dentre eles, a criação do Professor de Ensino Fundamental (PEF), que segundo especialistas, vai assumir uma postura generalista, acabando com a figura do professor especialista. Ou seja, as turmas do 6º ao 9º ano passarão a ter um único professor para todas as disciplinas. “Neste ponto me preocupa a qualidade do aprendizado do aluno. O texto não é claro e não dá a garantia de paridade aos aposentados e pensionistas. Além disso, o projeto não garante tempo, como determinado por lei, de os professores planejarem suas aulas”, disse Caiado.
Caiado vota sim em projeto de lei que cria gratificação para auxiliares de creche
O Vereador Carlo Caiado votou favorável ao projeto de lei 422/2013, que cria a Gratificação por Desempenho – GDAC para os Auxiliares de Creche em todo o município, no valor adicional fixado em 75% do vencimento. “Votei favorável ao projeto por acreditar que investir no servidor público municipal é fundamental para nossa Cidade. Sempre apoiei a categoria, tanto nesta votação, quanto através de outros Projetos de Lei que visam melhorar a condição de trabalho dos profissionais da área de educação”, destacou Caiado.
Caiado defende Projeto de Lei que traz mais segurança para a população
Durante reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública, na Zona Oeste, o Vereador Carlo Caiado defendeu o Projeto de Lei Complementar nº 28/2013, de sua autoria, que institui a obrigatoriedade de instalação de sistema de monitoramento por câmeras, com gravação e arquivamento de imagens em estabelecimentos de médio porte. A proposta tem por objetivo oferecer mais segurança para a população e principalmente, inibir a atuação de criminosos. Com a gravação das imagens seria possível ajudar a polícia na identificação de criminosos em uma eventual ocorrência.
Caiado cobrou também um aumento no efetivo da Polícia Militar em toda a Cidade, tendo em vista o aumento da criminalidade. “Tenho recebido em meu gabinete diversas denúncias de moradores acerca de assaltos e furtos em pontos diferentes. Enviei ofício às unidades policiais, por região, comunicando o fato e solicitando um aumento no policiamento. Sempre que posso participo das reuniões dos Conselhos de Segurança a fim de levar as demandas que chegam diariamente ao meu gabinete”, ressaltou Caiado.
O Projeto de Lei Complementar nº 28/2013 passa por análise das Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores e para se tornar lei, precisa ser aprovado em duas votações, para em seguida ir à sanção do prefeito.
Vereador Carlo Caiado visita comunidades da Zona Oeste
Esse mês, o Vereador Carlo Caiado visitou diversas comunidades da Zona Oeste, em sua maioria as de Jacarepaguá, onde conversou com moradores sobre os problemas da região. Falta d’água, acúmulo de lixo, iluminação precária, transporte público insuficiente foram alguns dos problemas apontados por moradores.
Caiado esteve ainda, na comunidade Menezes Cortes, onde moradores pleiteiam, através de um abaixo-assinado, a construção de uma passarela, que dê acesso ao hospital Cardoso Fontes. Neste local, tem sido comum ocorrer acidentes, tendo em vista que não existe uma travessia de segurança. Todas as demandas apresentadas foram encaminhadas à Prefeitura do Rio.
Projeto de lei que preserva o Quartel General da PM é reapresentando na Câmara
O Vereador Carlo Caiado, em coautoria com mais 13 vereadores, apresentou um novo Projeto de Lei , que tomba o Quartel General da Polícia Militar, na Rua Evaristo da Veiga, no Centro do Rio, por seu valor histórico e cultural. A unidade de polícia estava ameaçada de demolição pelo governador, que voltou atrás após uma onda de protestos da população, contrária à decisão do governo.
Desde 2009, o Vereador Carlo Caiado vem lutando, junto com integrantes da sociedade civil e militar, para preservar este prédio histórico, que já foi sede do Corpo de Guardas Permanentes, comandada por Duque de Caxias, no período de 1832 a 1839. Caiado apresentou em 2009 um Projeto de Lei, na tentativa de salvar o prédio da demolição. Em abril deste ano, com a maioria dos vereadores apoiando o governo, o projeto foi arquivado.
Este mês, Caiado reapresentou o projeto, em coautoria com outros 13 vereadores e o apoio de mais doze parlamentares. “Dessa vez temos maioria apoiando o projeto e tenho certeza que obteremos êxito na sua aprovação. É de extrema importância a preservação desse prédio histórico, tendo em vista que não existe ainda nenhuma lei que o proteja de uma nova ameaça de demolição. Além de valor histórico e cultural para a cidade, o Quartel General é a referência simbólica de milhares de policiais militares”, ressaltou Caiado.
Caiado cobra mapeamento de árvores em risco de queda na cidade
Em virtude da quantidade de denúncias recebidas em seu gabinete acerca da queda de árvores, colocando a vida da população em risco, o Vereador Carlo Caiado enviou ofício à Secretaria Municipal da Defesa Civil e Comlurb, solicitando um mapeamento em toda a cidade das árvores nessa situação. Caiado solicitou ainda, que fosse feito um estudo técnico detalhado de cada árvore e que em caso de retirada, que seja feito o replantio imediato. “É fundamental que o órgão responsável tenha conhecimento da situação das árvores em áreas urbanas e as mesmas só sejam retiradas quando não houver outra alternativa. Tenho recebido em meu gabinete relato de centenas de árvores em risco de queda, colocando a vida da população em perigo. É preciso atuar com prevenção e principalmente na preservação”, destacou Caiado.
Zona Oeste recebe projeto Bike Rio
Já está em processo de licitação o sistema de compartilhamento de bicicletas, conhecido como Bike Rio. A Barra da Tijuca irá receber 47 pontos para alugueis. Já o Recreio dos Bandeirantes irá receber 13 estações.
A bicicleta tem sido um meio de transporte muito utilizado pela população. Atendendo a pedido de moradores, desde quando foram instaladas as primeiras estações na Zona Sul, o Vereador Carlo Caiado solicitou a extensão do aluguel de bicicletas para outras regiões da Cidade. Caiado solicitou ainda, a ampliação de ciclovias para que os ciclistas possam transitar com segurança.
Comissão de Saneamento da Câmara discute problemas da Zona Oeste
A Comissão Especial de Saneamento da Câmara Municipal do Rio, presidida pelo Vereador Carlo Caiado, promoveu dia 27 de agosto, uma reunião com o Corpo Técnico da Rio Águas e a concessionária Foz Águas 5, formada pelas empresas Foz do Brasil e Saneamento Ambiental Águas do Brasil, que é responsável pela área de saneamento na Zona Oeste do Rio.
Os técnicos foram convidados para esclarecer diversos pontos sobre a prestação de serviços na região, sob sua responsabilidade desde 2012. O consórcio é responsável pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, na Área de Planejamento 5, Zona Oeste da Cidade, composta por mais de 21 bairros, onde residem cerca de 2 milhões de pessoas. O presidente da Fundação Instituto das Águas – Rio Águas esclareceu que o órgão atua na região desde 2007, com a meta de ampliar a oferta de tratamento e cobertura de esgoto.
O presidente da Foz Água 5 fez uma apresentação da empresa aos membros da comissão, ressaltando as metas a serem alcançadas e o que já foi feito até o momento na região. De acordo com ele, todas as casas da AP5 estão sendo recadastradas para que possam receber tratamento adequado.
“Essa apresentação hoje, por parte da concessionária e do corpo técnico da Rio Águas, foi de fundamental importância para entendermos o que está sendo planejado e executado na Zona Oeste, em termos de saneamento. A Comissão irá acompanhar esse processo, suas metas a serem atingidas, exercendo assim, seu papel fiscalizador. Precisamos entender melhor o trabalho que está sendo desenvolvido pela concessionária”, disse Caiado.
A luta continua: Metrô poderá chegar ao Terminal Alvorada em 2021
Em documento enviado ao gabinete do Vereador Carlo Caiado, técnicos das área de mobilidade urbana, envolvidos na elaboração do Plano Diretor de Transporte Urbano da Cidade do Rio de Janeiro (PDTU) afirmam que o metrô ligando o Jardim Oceânico ao Terminal Alvorada está projetado para ser implantado até 2021.
No mesmo documento, os técnicos são categóricos em afirmar, que a decisão de não se concluir o trecho, já para 2016, partiu de decisão em conjunto do governador e prefeito, mesmo sob a orientação de profissionais da área de transporte, de que o ideal seria o metrô completando o trecho (Jardim Oceânico X Terminal Alvorada) e não o BRT, que o prefeito insiste em implantar.
Caiado, que há anos vem lutando pela extensão da Linha 4 do metrô até o Terminal Alvorada, conectando-o aos corredores BRT Transoeste e Transcarioca, critica a decisão do governo em investir mais de R$ 92 milhões no BRT, que em breve terá que ser substituído. “O BRT não resolverá o problema de transporte da região e será um desperdício de dinheiro público. Falta vontade política para que o metrô chegue até o Terminal Alvorada, pois mês passado, o governador anunciou o investimento de R$ 2,5 bilhões para a linha 3, demonstrando que existe disponibilidade financeira. No entanto, na sua ida à Brasília, sequer levou um projeto de finalização da Linha 4 para buscar recursos. Continuarei lutando pela extensão até o Terminal Alvorada, pois é isso que a população da Zona Oeste pleiteia”, disse Caiado.