Caiado colhe abaixo-assinado para extensão do metrô até o Terminal Alvorada
O Vereador Carlo Caiado está colhendo assinaturas para um abaixo-assinado em favor da extensão do metrô até o Terminal Alvorada, na Barra, fazendo a integração com a Transoeste e Transcarioca, conforme previa o projeto original. Caiado está desde 2011 encampando uma luta para chamar a atenção do governo para a importância da obra ser executada agora, quando a Cidade se prepara para receber grandes eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo. “O momento é propício, pois o Rio vai receber recursos financeiros suficientes para a execução da obra, sem alterar o cronograma já previsto. A necessidade do metrô é uma realidade na vida das pessoas”, ressaltou Caiado.
Em entrevista ao jornal o Globo, suplemento Barra, o Secretário de Transporte anunciou a licitação do chamado Lote Zero do BRT Transoeste, para estender a linha do BRT, do Terminal Alvorada até a linha 4 do metrô, em construção no Jardim Oceânico. “A Barra é uma região que cresce a cada dia e é preciso pensar um transporte de maior capacidade e que possa favorecer também aos bairros vizinhos”, disse Caiado.
Para quem tem interesse na expansão do metrô até o Terminal Alvorada, neste domingo, o Vereador Carlo Caiado estará com uma tenda no Posto 5, em frente ao Atlântico Sul, das 10h às 13h.
Caçambas de lixo deixadas nas ruas incomodam moradores
Moradores tem entrado em contato com o Gabinete do Vereador Carlo Caiado reclamando da coleta de lixo no bairro. Criticam a falta de lixeiras, principalmente na orla, onde as poucas espalhadas ao longo do calçadão, não dão conta do volume de lixo produzido diariamente.
Enquanto em algumas áreas há falta de lixeiras, em outras, sobram. Moradores do Jardim Oceânico estão incomodados com as enormes caçambas, implantadas em fase de teste pela Comlurb nas ruas que dão acesso aos condomínios, enfeando as ruas, a maioria vazias.
Desordem no trânsito da Barra
Conforme reportagem publicada no Jornal O Globo, no último dia 13, os moradores do entorno das ruas que dão acesso à Avenida Lúcio Costa estão diariamente sofrendo com o aumento do fluxo de veículos, por conta dos motoristas que utilizam estas vias para encurtar o caminho. Em 2011, o Vereador Carlo Caiado e uma comissão de moradores participaram de diversas reuniões com a Subprefeitura da Barra da Tijuca para tratar do tema. Algumas propostas foram elaboradas pela CET-RIO e uma solução foi implantada na Rua Zaco Paraná junto à Praça Soldado Geraldo da Cruz.
No entanto, outras sugestões não agradaram, pois uma parte dos moradores seria prejudicada. Desde então, não houve mais nenhuma proposta por parte da Prefeitura e o compromisso de fiscalização diária dos agentes de trânsito, não aconteceu. Carros continuam estacionando nas ruas de mão dupla e transitando em contramão para acessar a Avenida Lúcio Costa. “Estou enviando um ofício e um Requerimento de Informações à Prefeitura do Rio para cobrar uma solução para este problema, que já se tornou um caos na vida dos moradores da região. É preciso uma solução imediata e definitiva para o problema”, ressaltou Caiado.
Mergulhões para desafogar o trânsito
Outro problema que aflige a Barra da Tijuca é a questão da ausência de retornos na Avenida Armando Lombardi, por conta das obras da estação Jardim Oceânico da linha 4 do metrô. Caiado havia proposto uma emenda ao orçamento da Prefeitura para 2013, alocando recursos para a construção de mergulhões para retornos no canteiro central da Avenida Armando Lombardi, na Barra.
Desde o início das obras do metrô no Jardim Oceânico, que os retornos existentes, tanto para o Recreio, quanto para a Zona Sul, foram extintos. Os motoristas que passam pela Avenida Armando Lombardi e querem ir para a Zona Sul são direcionados a seguir por baixo da ponte que liga à Avenida das Américas e os que vão em direção ao Recreio, são orientados a trafegar até o viaduto do Joá, trecho muito conturbado pelo grande fluxo de veículos. Durante todo o dia formam-se grandes congestionamentos no local, pois o retorno por baixo do viaduto do Joá engloba todo o fluxo de quem pretende acessar o Alto da Boa Vista, bem como os veículos que trafegam pela Avenida do Pepê e passam pelo Quebra Mar.
“Este é um momento propício para a implementação de uma intervenção viária definitiva para a Avenida Armando Lombardi. Já propus à Prefeitura a elaboração de uma proposta viária para a região. É fundamental desafogar o trânsito no local e acredito que um mergulhão exclusivo para os retornos evitaria as atuais retenções”, disse o Vereador. Segundo Caiado, a obra precisa ser iniciada ainda este ano e em conjunto com as que constroem a estação do metrô, visto que os mergulhões têm complexidades na sua engenharia e ambos os projetos – retornos e estação do metrô – precisam estar alinhados e integrados.
Barra receberá projeto de ampliação de rede de esgoto
O vereador Carlo Caiado vai acompanhar de perto a execução do projeto de ampliação da rede de esgoto da Barra da Tijuca, anunciado mês passado pela Companhia Estadual de Esgoto (Cedae). A obra, orçada em R$ 75 milhões, atenderá também as regiões de Jacarepaguá ainda não conectadas ao sistema formal da companhia.
De acordo com a Cedae o projeto vai atender 100% de esgoto tratado na Barra da Tijuca até 2016 – esse percentual hoje é de 75%. A obra prevê a construção de um tronco coletor na Avenida Abelardo Bueno, bem como de duas elevatórias, sendo uma com capacidade para bombear 450 litros de esgoto por segundo e outra de 1,1 mil litros de esgoto por segundo.
Para o vereador Carlo Caiado, o anúncio feito pela Cedae é uma excelente notícia para os moradores, que há anos sonham em ver aquela região despoluída. “É uma obra importante e há muito tempo pleiteada. A Barra é uma região que continua crescendo e precisa ser vista com mais atenção em todos os aspectos. Irei acompanhar a execução desse projeto, fiscalizando e cobrando para que de fato ele seja executado como previsto”, disse Caiado.