Câmara de Vereadores aprova o fechamento de varandas
A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei Complementar 10-A/2005, de autoria do Vereador Carlo Caiado e outros, que permite o fechamento de varandas por dispositivos retráteis, transparente e translúcido.
A aprovação desse projeto é uma luta empenhada por Caiado desde o seu primeiro mandato, quando foi acionado por moradores para que modi?casse a legislação, permitindo o fechamento de varandas, de forma padronizada, a ?m de proteger a área de intempéries climáticas e até mesmo por medidas de segurança.
Foram anos de discussões na Câmara de Vereadores, onde Caiado intermediou audiências públicas e debates com a participação de representantes da Prefeitura, órgãos da área de Urbanismo e a sociedade civil, representada por associações de moradores, para que o projeto atendesse a todos os requisitos de legalidade.
O projeto aprovado representa uma vitória para os proprietários de imóveis, que poderão optar pelo fechamento de varandas, de forma padronizada. Um passo importante foi dado para o direito de fechar sua varanda. A expectativa, agora, é que o Prefeito sancione o projeto, para que efetivamente ele passe a vigorar.
População clama por mais segurança
Como todos sabem a Barra da Tijuca, assim como diversos outros bairros da cidade, tem sofrido com o aumento da criminalidade. Com pouco policiamento nas ruas, a insegurança tomou conta da região.
Desde o ano passado, o Vereador Carlo Caiado cobra da Secretaria de Segurança Pública um aumento no efetivo do 31º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que não chega a 400 homens.
Durante o XIII Fórum de Segurança, ocorrido no cinema do Shopping Recreio, no último dia 14, o secretário anunciou um reforço de 130 policiais no batalhão. De acordo com Caiado, a quantidade de PMs continuará pequena. “O reforço será muito bem vindo, mas infelizmente não será suficiente para policiar toda a região abrangida pelo batalhão. Sem policial nas ruas não há segurança no bairro”, disse o Vereador.
Manifestação por mais segurança na Barra da Tijuca
O Vereador Carlo Caiado participou na manhã de sábado, 17/05, de uma manifestação por mais segurança, organizada por moradores do Jardim Oceânico. O evento teve início a 10h, na Praça do Pomar, seguindo em direção à praia.
Cerca de 500 pessoas participaram do ato, que teve por objetivo cobrar do governo ações mais efetivas na segurança pública da região. “Houve uma falta de planejamento e por isso, diversas áreas ficaram desamparadas com segurança. O crescimento do índice de criminalidade é em toda a cidade. Tenho cobrado das autoridades uma resposta. Na semana passada, o governo anunciou a contratação de mais 800 policiais, que dentro de oito meses, estarão aptos para atuarem nas ruas. Essa movimentação já é uma resposta à reivindicação da população que tem ido às ruas cobrar”, ressaltou Caiado.
Blitz para apreensão de motos roubadas
O Mais de 80% dos assaltos na Barra da Tijuca estão ocorrendo por bandidos utilizando motos roubadas. Por isso, Caiado solicitou à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), apoio às blitzes que são realizadas pela Polícia Militar na região, fornecendo guinchos e depósito para guardar as motos apreendidas. “É importante essa operação conjunta, que coibirá bastante a ação de bandidos. Sabemos que a PM não possui depósito, por isso, solicitei o apoio da SEOP”.
Caiado sugere Delegacia de Atendimento ao Turista na Barra da Tijuca
Durante reunião sobre segurança pública na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, ano passado, o Vereador Carlo Caiado, sugeriu ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, que seja construída uma Delegacia de Atendimento ao Turista, no lugar onde hoje existe a Delegacia de Homicídios, no Jardim Oceânico e que será desativada em breve.
Caiado argumentou que uma especializada de Turismo na Barra atende a um pedido de moradores, tendo em vista a quantidade de grandes eventos que são realizados na região, ao longo do ano, recebendo grande fluxos de turistas.
Pedestres ganham novo acesso à ponte sob o Canal de Marapendi
Após alguns meses, ficou pronto o acesso oficial para pedestres à ponte que passa pelo Canal de Marapendi, ligando a Av. das Américas e a Av. Armando Lombardi.
A obra era uma reivindicação antiga do Vereador Carlo Caiado, solicitada por moradores. Para a realização desta obra, Caiado fez emenda indicativa ao Orçamento destinando verba. “É importante ressaltar, que mesmo com o término da obra, essa passagem ainda está longe do ideal, no quesito segurança. O caminho em cima da ponte continuou estreito e com o guarda corpo vazado, o que é um risco. Mas já é um grande avanço perante a situação anterior”, enfatizou.
Caiado remeteu ofício à Concessionária do Metrô Rio, ano passado, solicitando que essa passagem de pedestres seja contemplada com investimentos de melhoria, aconselhando o órgão a adotar a travessia, tendo em vista, que grande parte dos usuários do metrô fará uso da mesma.
ALARGAMENTO DE ESPERA PARA RETORNOS: Intervenções simples poderiam aliviar retenções diárias
Desde 2012, o Vereador Carlo Caiado vem questionando a Prefeitura sobre a falta de alargamento de pistas de espera para retornos, existentes na Av. das Américas. Hoje, quase todos os retornos existentes nessa via, possuem espaço para dois carros passarem, no entanto, a pista de acumulação para esses retornos comportam apenas um veículo, obrigando desta forma, dois carros a ocuparem uma faixa da pista lateral, causando enormes transtornos nos seguintes pontos:
* Retorno, sentido Zona Sul, em frente ao Shopping Rio Design (de acesso ao Condomínio Novo Leblon, Américas Park, Colégio Santo Agostinho)
* Retorno, sentido Recreio, em frente ao Info Barra.
* Retorno, sentido Zona Sul, em frente à concessionária AGO (acesso ao Condomínio Mandala , Barra Deck e demais condomínios naquela área)
* Retorno, sentido Zona Sul, em frente ao supermercado Guanabara (acesso ao condomínio Riviera e ao supermercado Guanabara)
Na Av. das Américas, há retornos com alargamento de pista de espera e que refletiu positivamente na fluidez da via lateral.
Em resposta a um Requerimento de Informações, enviado pelo Vereador Carlo Caiado, à Coordenadoria de Projetos da Prefeitura, o órgão informou, que se a CETRIO sinalizar positivamente, a demanda será executada. “Há muito tempo o problema já existe e com o aumento exponencial de carros na região, essas pequenas intervenções que dão grandes resultados não podem ser deixadas de lado”, destacou Caiado.
Justiça nega liminar para suspender obra do BRT Transoeste no Jardim Oceânico
A luta para impedir a construção de um BRT no Jardim Oceânico teve mais um desfecho mês passado. Desembargadores da 7ª Câmara Cível votaram pela manutenção da obra, justificando que as questões ambientais citadas pelos promotores na ação, não eram suficientes para paralisar as obras.
De acordo com o Vereador Carlo Caiado, a luta continua. “Continuaremos insistindo. Vou conversar com os promotores responsáveis pelo recurso, para sabermos que caminhos seguiremos a partir de agora. Não podemos desistir de tentar barrar essa obra desastrosa de mais de R$ 100 milhões, em um local, que em breve dará lugar ao metrô, conforme já anunciado. Essa obra é um claro desperdício de dinheiro público e vai contra a vontade da população. Queremos o metrô, no mínimo, até o Terminal Alvorada!”, ressaltou Caiado.