Extensão do Metrô até o Terminal Alvorada
O vereador Carlo Caiado é um grande defensor da chegada do Metrô à Barra. Porém acredita que o sistema só terá qualidade caso os trens sigam até o Terminal Alvorada, fazendo ali a ligação com os ônibus do BRT.
O projeto atual prevê uma única estação no bairro, no Jardim Oceânico, área de ligação com a Zona Sul, já extremamente prejudicada pelo excesso de tráfego. Por isso, para evitar o caos no trânsito,Caiado apresentou um Projeto de Lei proibindo a construção de um terminal rodoviário no Jardim Oceânico.
Pela regularização do fechamento de varandas
Um dos grandes pedidos dos moradores de diversos pontos da cidade, em especial da Barra, é quanto à regularização do fechamento de varandas. O Projeto de Lei 10A, de autoria de Carlo Caiado, tramita na Câmara desde 2005 com este objetivo, permitindo o fechamento por dispositivo retrátil, para proteção contra chuva e vento, sem que haja acréscimo na área do apartamento.
• O projeto foi aprovado em primeira discussão e aguarda a votação em segunda discussão.
• Atualmente, o envidraçamento de varandas é proibido e são cobradas multas altíssimas, pela Prefeitura, de quem realiza o fechamento.
Trânsito: cobrança permanente por melhorias
O trânsito intenso e os engarrafamentos são problemas frequentes da Barra. Existem trechos de 300 metros em que os motoristas perdem até 30 minutos para percorrer. Algumas medidas, já de conhecimento dos moradores, deveriam ter sido adotadas, mas, apesar da cobrança insistente do vereador, não tiveram a devida atenção do Executivo.
Ao invés disso, uma faixa da Av. das Américas foi usada para a implantação do BRT, no lugar da utilização do canteiro central da avenida. Este fato já ocasiona retenções onde antes não havia. Alguns pontos defendidos por Caiado, como prioridade para o bairro são:
– Projeto e implantação de mergulhão no cruzamento das Avenidas das Américas com a Afonso Arinos de Melo Franco (EuroBarra).
– Implantação de mergulhão no cruzamento das Avenidas das Américas com a Luiz Carlos Prestes (Barra Shopping/ Fórum da Barra).
– Abertura completa das vias secundárias do bairro, Avenidas do Canal e Dulcídio Cardoso, que servem para os moradores dos condomínios e auxiliam as vias principais (Avenidas das Américas e Sernambetiba).
– Implantação do projeto de mergulhões na Av. Armando Lombardi, configurando os retornos tanto sentido à Zona Sul quanto para o Recreio.
– Abertura da Via 4 (Av. Via Parque), avenida que vai beirando a lagoa do Downtown até o Barra Shopping.
– Ajustes em áreas de recuos de alguns retornos, de modo que os carros não ocupem as faixas de rolamento da via. Alguns exemplos são os retornos da Av. das Américas para o Parque da Rosas e da Av. Sernambetiba para acessar a Ponte Lucio Costa.
Luta por melhorias para Barra
Como vereador, Caiado tem atuado em busca de melhorias para a Barra, em diversas áreas de infraestrutura urbana e meio ambiente:
– Luta pela aprovação do PEU (Programa de Estruturação Urbana) do Joá, mudando a legislação para permitir a evolução e o crescimento ordenado.
– Recapeamento das ruas internas do Jardim Oceânico.
– Dragagem de Canais: como presidente da Comissão de Saneamento na Câmara apresentou emendas ao Orçamento para que o serviço seja realizado em rios e canais da Barra e na Ilha da Gigóia.
– Solicitou a instalação de uma Delegacia de Turismo no bairro, para substituir a Delegacia de Homicídios do Jardim Oceânico.
– Solicitou a construção de uma ponte de pedestres ligando a Av. Armando Lombardi à Av. das Américas.