Campanha de Caiado segue com toda força
O vereador Carlo Caiado tem participado de diversas agendas nas últimas semanas buscando sua reeleição para a Câmara Municipal. O dia começa bem cedo, com panfletagens nos sinais da Via 09, onde ele entrega seu material e conversa com eleitores. Caiado também tem visitado condomínios, respondendo às dúvidas dos moradores.
Um dos temas que mais chama a atenção é a denúncia ao Ministério Público sobre a poluição do Canal das Taxas, que iniciou um inquérito civil. Caiado quer que esse inquérito civil seja a base para a despoluição dos canais e lagoas da região. Um Projeto de Lei que também tem chamado atenção é o que regulariza o fechamento de varandas por vidro retrátil e está em tramitação na Câmara Municipal.
Outro assunto importante e muito debatido é a extensão da Linha 4 do metrô até o Terminal Alvorada, uma de suas grandes lutas e que conta com o apoio da população e de especialistas em transportes.Caiado também tem conversado muito com os moradores sobre a absurda cobrança da taxa de iluminação pública, lembrando que votou contra a sua criação e que tenta cancelar o tributo através de um Projeto de Lei.
Atuação de Caiado é destaque em meio a críticas aos vereadores do Rio
Uma matéria publicada recentemente pelo portal “Yahoo!” analisou a Câmara Municipal sob diversos aspectos, sobretudo pela relevância dos projetos de lei apresentados. Carlo Caiado foi um dos destaques positivos, em meio a diversas críticas (para conferir a matéria na íntegra clique aqui).
Foi apontado, como um bom exemplo, o Projeto de Lei 758/2010, que dispõe sobre multas, aumentando o valor da cobrança para os proprietários que deixam seus terrenos com lixo, entulho ou mato alto. Para Caiado, essas infrações prejudicam os vizinhos, que ficam suscetíveis a doenças, mosquitos e ratos provenientes desses terrenos abandonados. “A multa para quem abandona o terreno é muito baixa, o valor não inibe o proprietário a manter o terreno limpo.” – disse Caiado.
Esse Projeto de Lei foi formulado após estudo sobre os motivos de abandono de terrenos particulares, principalmente no bairro do Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena. A ausência de fiscalização e o baixo valor das multas foram os maiores motivos encontrados. O vereador Caiado apresentou esse PL para aumentar os valores das multas e cobra da Prefeitura uma melhor fiscalização.
Luta pela despoluição do Canal das Taxas: Caiado pediu análise da água
Através da Comissão Especial de Saneamento da Câmara Municipal, o vereador Caiado solicitou ao INEA a análise da água do Canal das Taxas em quatro pontos distintos. A análise da qualidade das águas é um dos mais importantes instrumentos da gestão ambiental. Ele consiste, basicamente, no acompanhamento dos aspectos qualitativos das águas, como a análise da demanda química e bioquímica de oxigênio, bem como a análise de coliformes totais e fecais.
O objetivo é a produção de informações sobre a atual situação do Canal das Taxas, e será destinado ao Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público. A poluição do Canal das Taxas vem sendo abordado constantemente pelo Globo Barra. Nas últimas semanas, foram publicadas duas reportagens sobre as condições do Canal, inclusive com opinamento favorável à atuação do Ministério Público, a quem o vereador recorreu em 2009.
Abaixo-assinado pela despoluição do Canal das Taxas
Caiado iniciou um abaixo-assinado pela despoluição do Canal das Taxas em junho deste ano, uma grande quantidade das assinaturas já foram entregues ao promotor e constam no inquérito civil. O sucesso do documento e a boa recepção do MP indicam que o movimento é o caminho certo.
As assinaturas estão sendo colhidas em diversos pontos do bairro, e também online. Participe!
Prefeitura recupera ruas destruídas por obras após denúncia de Caiado
No último mês de agosto, o vereador Caiado visitou as últimas ruas urbanizadas no Recreio, no entorno do barracão de obras. São elas: Clara Zilbernick, Aires da Mata Machado, Herivelton Martins, Alfredo Mesquita, João Barros Moreira, Carlos Galhardo, e Humberto Cozo. Essas ruas só foram urbanizadas após denúncia de Caiado ao Ministério Público, em dezembro de 2011, que se transformou no inquérito civil MA6947.
Relembre o caso:
Devido às obras de urbanização de 18 ruas no bairro, a praça inominada, existente na Rua Clara Zilbernick, foi completamente destruída e transformada em barracão de obras da Prefeitura. As máquinas e os caminhões que trafegaram pelo local também destruíram o pavimento das ruas no entorno da praça e vias próximas à Igreja Imaculada Conceição.
Os moradores do local estavam preocupados com a possibilidade de ficarem sem a praça e com as ruas destruídas e procuraram o vereador Carlo Caiado em busca de uma solução. Caiado imediatamente encaminhou um ofício à Prefeitura e acionou o Ministério Público, solicitando que após o término das obras houvesse a recuperação da praça e do asfalto das ruas no entorno. O MP, por sua vez, instaurou um inquérito civil para que as obras sejam de fato realizadas.
Diante da ausência de posição da Prefeitura quanto à situação final das obras, Caiado encaminhou uma denúncia ao Ministério Público, com documentos e fotos que comprovam como a praça estava antes, gramada e arborizada, e hoje ela está completamente destruída, as ruas ao redor completamente esburacadas e com muita lama, devido ao tráfego de máquina e caminhões.