Terminal Alvorada será ampliado, Cebolão terá mais uma faixa e uma nova alça viária
O Vereador Carlo Caiado participou do anúncio das obras de ampliação do Terminal Alvorada, que aconteceu na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca e foi apresentado pelo Secretário Executivo da Prefeitura, Pedro Paulo, e pelo engenheiro Eduardo Fagundes, da Secretaria Municipal de Obras.
As obras contemplam a duplicação da estação do BRT do Terminal, uma nova faixa de rolamento ao redor do Cebolão e uma nova alça de acesso dará a opção de quem está na Av. das Américas, sentido Zona Sul e quer ir para a Linha Amarela. Essa nova alça viária será em frente a Cidade das Artes e fará com que os motoristas não precisem passar ao redor do Cebolão para seguir em direção à Linha Amarela.
Caiado vem cobrado essas intervenções oficialmente. “Atualmente o Cebolão é um dos gargalos de trânsito da Barra da Tijuca, essa obra é muito importante para melhorar a fluidez do tráfego no local e diminuir o trânsito, além de que, também vai ampliar a capacidade do terminal para receber mais ônibus do BRT, colocando assim mais ônibus em circulação. Na minha fala, durante o anúncio das obras, também lembrei da importância do Transporte Lagunar para a região e da necessidade da Prefeitura licitar o projeto executivo detalhado, além da necessidade dos mergulhões na Av. das Américas, principalmente em frente ao Barra Shopping e a ABM/Città América.”
Iniciadas as obras da ciclovia da Estrada do Rio Morto
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou as obras da ciclovia da Estrada Vereador Alceu de Carvalho, também conhecida como Estrada do Rio Morto, interligando a Estrada dos Bandeirantes à orla do Recreio. O projeto foi desenvolvido após o Vereador Carlo Caiado intermediar uma reunião de moradores de Vargem Grande e Vargem Pequena com o Secretário Municipal de Meio Ambiente.
As obras foram divididas em fases pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A primeira fase contempla a construção da ciclovia no trecho entre a Praia da Macumba e a Av. das Américas. “Essa é um reivindicação muito antiga e necessária. A mobilização da população foi fundamental para demonstrar a importância dessa ciclovia. Fico feliz de ter dado a minha contribuição. Solicitei uma audiência ao Secretário e convidei os moradores que se mobilizaram e tratamos diretamente do assunto”, lembra Caiado.
Recreio e Vargens voltam a ter uma Administração Regional
Após seis anos sem uma Administração Regional, os bairros do Recreio, Vargem Grande e Vargem Pequena voltam a ter uma Administração Regional para cuidar do dia a dia dos bairros. A nova sede está instalada dentro do Parque Municipal Natural Marapendi, na Av. Alfredo Balthazar da Silveira.
O Vereador Carlo Caiado prestigiou, juntamente com o Deputado Estadual Tio Carlos, a apresentação do novo Administrador Regional do Recreio dos Bandeirantes e das Vargens, Marcus Balestieri, que foi recepcionado pelos moradores da região, em um encontro promovido pela ACIR.
“Fundamental a volta da Administração Regional específica para esses três bairros, após seis anos concentrados na Administração Regional da Barra. Desejo ao Marcus sucesso e muito trabalho. É um jovem competente e que conhece bem a região. Sua atuação nesse primeiro momento já tem dado resultados positivos. Parabéns ao Alfredo Lopes, presidente da ACIR, e as outras assossiaçoes da região pela iniciativa desse encontro” – disse Caiado.
Caiado cobra da CEDAE um Centro de Controle Operacional para as estações das elevatórias do Recreio
O Vereador Carlo Caiado tomou esta iniciativa, tendo em vista que as estações elevatórias operadas pela CEDAE, não tem esse controle e dessa forma, qualquer defeito ou falha no funcionamento só é visto pela própria CEDAE, em muitos casos, horas após o fato, geralmente por denúncia ou reclamação de moradores do entorno. E sempre que isso acontece, o esgoto recolhido nas residências do bairro são despejados in natura no Canal das Taxas.
Caiado argumentou que esse sistema existe na Zona Sul e no Centro da Cidade, onde as estações elevatórias da CEDAE são monitoradas por um Centro de Controle Operacional, que controla as elevatórias e sabe em tempo real quando uma delas está falhando, ou não está em seu pleno funcionamento.
Por fim, no longo documento encaminhado à CEDAE, Caiado ainda lembrou da necessidade contínua de identificação de todos os focos de despejo de esgoto irregular nas galerias pluviais, o que acreditamos ser possível com o trabalho feito por funcionários da própria CEDAE em parceria com os funcionários da Secretaria de Conservação do Município e da Rio Águas.
Vereador solicita UPA para o Recreio; Clínica da Família está garantida
O Vereador Carlo Caiado intermediou uma reunião entre moradores do Recreio e a Secretaria Municipal de Saúde para tratar da possibilidade de implantação de uma UPA no Recreio, que atenderia outros bairros da Zona Oeste, como Guaratiba e Vargens, buscando uma descentralização do atendimento.
Foi entregue um abaixo assinado dos moradores do Recreio com quase 3 mil assinaturas.
Entretanto, o Secretário Municipal de Saúde afirmou que não há previsão para nenhuma nova UPA para o Recreio e que o bairro receberá uma Clínica da Família no primeiro semestre de 2016.
Ainda segundo o Secretário, a Clínica da Família tem um atendimento muito melhor do que a UPA, além de ter mais especialidades e de cuidar do atendimento primário. Caiado argumentou com relação à distância que os moradores de Guaratiba, Vargens e Recreio enfrentam para chegar até o hospital Lourenço Jorge, que é o hospital mais próximo e, na ocasião, foi entregue o abaixo assinado dos moradores.
Caiado cobra maiores esclarecimentos sobre a retirada de linhas do Recreio e Vargens
Após a Prefeitura anunciar a remodelação de diversas linhas de ônibus e a retirada de circulação de outras linhas, obrigando a população a utilizar os ônibus do BRT, o Vereador Carlo Caiado solicitou, através de ofício a Secretaria Municipal de Transportes, maiores esclarecimentos. Ainda no ofício enviado, o Vereador Caiado lembrou que os ônibus do BRT já chegam lotados ao Recreio, o que dificulta a utilização do sistema por parte da população do Recreio e Vargens.
Mais vagas para os moradores no entorno da Praça Carlos Gardel
Moradores reivindicaram junto ao gabinete do Vereador Carlo Caiado a regulamentação de placas de permissão para estacionar ao redor de toda a Praça Carlos Gardel, tendo em vista que os carros de moradores e visitantes estavam sendo rebocados e multados por estacionar no local.
“É sempre importante levar demandas dos moradores à Prefeitura. A Cet-Rio foi sensível a essa solicitação e implantou placas de “permitido estacionar” ao redor de toda a praça, possibilitando o estacionamento e acabando assim com os reboques que atuavam no local” – disse Caiado.