O Vereador Carlo Caiado esteve na manhã desta quarta-feira (08/05) visitando as obras do Porto Maravilha, em curso na zona portuária da cidade. Caiado esteve acompanhado de parte de sua assessoria e foi guiado em toda a visita pelo Engenheiro José Antônio, da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto – CDURP.
O Vereador saiu impressionado com o gigantismo da obra, pois trata-se de um projeto que está sendo executado numa enorme área da cidade, que engloba os bairros da Saúde, Gamboa, Santo Cristo, e parte do Centro, São Cristóvão e Caju.
O projeto Porto Maravilha na verdade engloba vários outros projetos, alguns polêmicos, como o que propões a construção de um novo sistema viário na região em substituição ao eixo Perimetral e Avenida Rodrigues Alves, a implantação de um novo sistema de transporte, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que cobrirá grande parte da região, além do Centro, e o projeto de implantação do Museu do Amanhã, no antigo Pier Mauá.
Apesar de discordar da demolição da Perimetral, que de fato será demolida, Caiado pode entender as intervenções que estão sendo feitas para substituir esta importante artéria viária da cidade.
O projeto Porto Maravilha também prevê a construção de muitos edifícios na região da zona portuária, que teve mudada seus parâmetros urbanísticos em votação na Câmara Municipal em 2010, e permitirá agora a construção de prédios de até 30, 40 e até 50 andares.
O Vereador visitou as obras do túnel da Saúde, com cerca de 40 metros, e parte deste novo sistema viário conhecido como binário, e também esteve na região da Rodoviária Novo Rio, visitando as obras de construção das novas alças viárias que ligarão o binário ao viaduto do Gasômetro, além de conhecer o projeto da futura Vila de Mídia, que está sendo construída para os Jogos Olímpicos de 2016, no antigo terreno da RFFSA (Rede Ferroviária Federal), conhecido como Praia Formosa.
Caiado encerrou a visita no fim da manhã, convicto de que está é sem dúvida, a maior transformação urbana por que passa o Rio de Janeiro desde os tempos do Prefeito Pereira Passos, no início do século passado, que à época promoveu um verdadeiro “bota-abaixo” no antigo Centro, para abertura da Avenida Central.