Com o avanço da tecnologia 5G será possível realizar inúmeros procedimentos médicos a partir de videoconferência. Já é realidade o atendimento médico para procedimentos simples por videoconferência. Tramita na Câmara Municipal do Rio nº 1085/2022, de autoria do Vereador Carlo Caiado, que regulamenta o atendimento por telemedicina na rede pública e privada de saúde.
A proposta tem o objetivo desafogar consultórios e hospitais com consultas simples, evitando também o deslocamento do paciente até o local. Essa será uma opção para amenizar a fila por atendimentos. Durante a pandemia do novo coronavírus, esta modalidade de atendimento médico se expandiu muito pelo Brasil em função da necessidade de isolamento social, demonstrando uma eficácia surpreendente, com um atendimento de qualidade e sem risco tanto para profissionais da saúde quanto pacientes.
Nestes últimos anos, o sucesso da telemedicina mostrou que, sem dúvida, a prática pode e deve ser incorporada à realidade local, independente de uma situação epidêmica, trazendo mais flexibilidade para médicos e pacientes.