Com a promessa de cumprir as leis e trabalhar pelo bem da cidade e do povo carioca, os 51 vereadores mirins da 3ª Legislatura da Câmara Juvenil do Rio tomaram posse nesta sexta-feira (11/04), em solenidade conduzida pelo presidente da Casa, o vereador Carlo Caiado (PSD).
51 jovens vereadores tomaram posse na Câmara do Rio
As 31 meninas e 20 meninos, alunos de escolas públicas da rede municipal, foram eleitos pelas respectivas Coordenadorias Regionais de Ensino (CRE) para propor ideias e soluções para mudar a vida e a realidade de suas comunidades. Eles representam cada região da cidade.
Até dezembro, os jovens vereadores vão se reunir presencialmente no Palácio Pedro Ernesto uma vez ao mês, e terão aulas online sobre o processo legislativo e as atribuições de um parlamentar. Nos encontros, os estudantes têm aulas sobre os direitos fundamentais, técnica legislativa, competências municipais e conhecem de perto os cargos da Mesa Diretora e a atuação das Comissões Permanentes. No final do ano, os projetos aprovados são enviados ao parlamento adulto, como sugestões de projetos que podem virar novas leis municipais.
Este é o caso, por exemplo, da campanha “Maio Laranja”, destinada à promoção de ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, que nasceu das mãos dos jovens parlamentares. “Eu sempre acreditei na importância de apresentar o universo da política para os nossos jovens, que precisam estar envolvidos, aprendendo sobre democracia. É revigorante para essa Casa ver os estudantes apresentando ideias, debatendo questões, representando e lutando pelas suas escolas, comunidades e bairros onde vivem”, disse Caiado.
Para o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, esse é um dos projetos mais especiais da Câmara do Rio, pois dá aos estudantes uma perspectiva de futuro, uma oportunidade de protagonismo jovem. “A Câmara Juvenil significa um empoderamento muito grande, a chance de mostrar que eles podem estar onde quiserem desde que tenham oportunidade e que corram atrás”, disse.
No final da solenidade, todos os vereadores juvenis receberam exemplares da revista Carioquinha, produzida e publicada pela Câmara do Rio. O material mostra quais são as atividades do parlamento carioca de forma lúdica para os estudantes por meio de passatempos.
Propostas
Estreando em seu primeiro mandato, Davy Batista, estudante da escola Alcide de Gasperi, em Higienópolis, prometeu trazer para as escolas aspectos da cultura nacional. “O Brasil é um país muito diverso, mas muitos alunos não sabem de onde vieram, como se originou o nosso país. Por isso, quero criar leis para representar tudo que nós passamos e vivemos”, prometeu.
Também no primeiro mandato, Maria Clara Andrade, aluna da Escola Geo Dr. Sócrates, de Guaratiba, declarou que sua maior expectativa é mudar a vida dos moradores de seu bairro, colocando escola e comunidade para trabalharem juntas. “Minhas propostas vão focar em ações para recuperar o meio ambiente, promovendo atividades no âmbito escolar que possam atrair os moradores de forma a criar mutirões para limpar as encostas e os rios”, defendeu.
O pai de Maria Clara, Paulo Magnus, não cabia em si de tanto orgulho. “Ela é muito inteligente. Adora ler, é muito interessada e tem ideias muito boas para solucionar os problemas, principalmente ambientais. Tenho certeza que ela fará um ótimo mandato, servindo de exemplo para todos os alunos da nossa comunidade”, declarou.
Coordenadora de Gestão Escolar da prefeitura do Rio, Alessandra Gonçalves parabenizou os novos vereadores e sugeriu que todos aproveitem cada momento desta experiência. “Fui aluna da rede pública e por isso eu digo: não desperdicem a oportunidade que vocês estão tendo. Não tenham medo de se posicionar e defender suas ideias. Tenho certeza que cada pai, cada mãe, cada colega estão extremamente orgulhosos de vocês”, completou.
Diretor da Escola do Legislativo carioca, Rodrigo Gomes adiantou que está em estudo a possibilidade incluir os vereadores mirins também nas demais atividades de capacitação e treinamento da escola, como as palestras abertas à população.