Foi só a campanha eleitoral chegar ao fim para que a Praça Nossa Senhora da Paz começasse a receber os canteiros de obras do metrô, com a instalação de tapumes. A Prefeitura e o Governo do Estado não atenderam às solicitações dos moradores, que pediam a preservação da praça.
A população se mobilizou: foram realizadas diversas manifestações, protestos e cerca de 25 mil assinaturas foram colhidas em um abaixo-assinado pela preservação da praça. Houve também um grande apoio das pessoas quanto à aprovação do Projeto de Lei 367/2009 de autoria do vereador Carlo Caiado, que tomba a Nossa Senhora da Paz e que garantiria a preservação por lei. Só que, apesar de aprovado pela Câmara, o projeto de Caiado foi vetado pelo prefeito.
Além disso, o PSI – Projeto de Segurança de Ipanema, que sempre teve o apoio do vereador Caiado, conseguiu uma liminar na Justiça embargando as obras na Nossa Senhora da Paz. Mas, infelizmente a decisão foi derrubada. O Governo do Estado conseguiu suspender a liminar.
A praça continua tombada por um decreto do ex-prefeito Cesar Maia, mas, por conta das obras, a expectativa é a de que o mesmo deverá ser revogado em breve. “A população não é contra o metrô e sim contra a forma como as estações serão construídas, destruindo o espaço de lazer mais importante de Ipanema. O metrô possui tecnologia suficiente para construir estações do lado de fora da praça, sem que seja necessário fechar o espaço e derrubar mais de cem árvores centenárias” – afirmou o vereador.