A Frente Parlamentar em Defesa da linha 4 do Metrô, da Câmara dos Vereadores, presidida pelo Vereador Carlo Caiado promoveu, no último dia 25 de junho, no Marina Barra Clube, na Barra da Tijuca, uma Audiência Pública para discutir o projeto da Prefeitura que pretende estender o BRT Transoeste do Terminal Alvorada até o Jardim Oceânico. Este projeto, chamado pelos técnicos de “lote zero”, visa implantar 7 novas estações do BRT Transoeste neste trecho mais dinâmico e comercial da Avenida das Américas, conectando-o à futura estação da linha 4 do metrô, em construção no Jardim Oceânico. Apesar de convidada com antecedência e ter inicialmente confirmado presença, a Prefeitura não se fez presente nem enviou técnico da Secretaria Municipal de Transportes para que as muitas dúvidas dos moradores presentes sobre essa proposta fossem elucidadas.
Este projeto do BRT Transoeste, que já esta em operação entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz, tem sido duramente criticado peloVereador Carlo Caiado, que entende que para esse trecho entre o Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada, a melhor opção é a extensão da linha 4 do metrô. E essa foi inclusive a opinião de todos os presentes a Audiência Pública, externada na posição de diversos presidentes e representantes de Associações de Moradores e entidades civis da sociedade civil, sobretudo da Barra da Tijuca.
Durante a Audiência Pública, o Professor Fernando Mac Dowell, um dos convidados presentes, apresentou dados expressivos que mostram que o BRT Transoeste não é o mais indicado para o trecho citado, como a limitada capacidade de carregamento de pessoas por hora, infinitamente inferiores a capacidade de transporte do metrô, e contrariando os argumentos já apresentados pela Prefeitura.
O Vereador Caiado também mostrou dados que desmentem argumentos do Governo do Estado, provando que o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ainda não recebeu o projeto de extensão da linha 4 do metrô até o Terminal Alvorada, apesar do Governo Federal já ter declarado que há recursos disponíveis na União, para investimentos em mobilidade urbana.
Caiado também mostrou todo o trabalho que a Frente Parlamentar em Defesa da linha 4 do metrô, da Câmara dos Vereadores, tem feito, sobretudo sua mobilização junto a população da Barra da Tijuca na coleta de um Abaixo Assinado e de uma Petição Digital, de forma a encorpar os esforços junto ao Governo do Estado e a Prefeitura, além do encaminhamento dessa documentação ao Ministério Público Estadual.