A Comissão Especial da Câmara do Rio, criada com a finalidade de acompanhar os preparativos para realização da Jornada Mundial da Juventude Católica no Município do Rio de Janeiro em 2013, promoveu, no último dia 12, um debate sobre o tema. O objetivo foi o de ampliar a participação do Legislativo Municipal na realização do evento, e com a maior adesão dos vereadores, transformar a Comissão Especial em Frente Parlamentar, o que foi prontamente realizado pelo vereador Carlo Caiado, presidente da Comissão e da nova Frente.
Para Caiado, a Câmara Municipal do Rio e a sociedade estão tendo a chance de acompanhar os preparativos de um dos maiores eventos que a cidade irá receber nos próximos anos. “A audiência de hoje é um lançamento e um alerta que a gente faz para buscarmos o melhor planejamento possível, tendo em vista um bom transporte, uma boa acomodação e um bom policiamento, não só para recebermos os jovens, mas para ficar como herança para o nosso município” – disse.
Também participaram do evento os vereadores Reimont (PT) e Tio Carlos (DEM); Dom Nelson Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro; padre Ramon Nascimento, membro do Comitê Organizador Local (COL) da JMJC RIO 2013; Gizele Azevedo, coordenadora dos Voluntários da JMJC 2013 e Anderson Guedes, membro do grupo de trabalho do Executivo.
No encontro foram exibidos dois vídeos: um com a fala de Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, saudando a Comissão Especial da JMJC, e o outro sobre a realização da Jornada Mundial da Juventude 2011 em Madri, com depoimentos da equipe organizadora e dos participantes. Em Madrid, a JMJC 2011 reuniu cerca de um milhão e meio de jovens, no mês de agosto, gerando um impacto econômico de cerca de 354 milhões de euros na Espanha. Os gastos feitos por estrangeiros em Madri chegaram a 147 milhões de euros.