Foi realizada no último dia 01 de dezembro, no Plenário da Câmara Municipal do Rio, uma audiência pública para discutir a possibilidade de fechamento de varandas por envidraçamento, de forma retrátil, sem que haja aumento na área útil do apartamento e em concordância à convenção do condomínio. O substitutivo ao Projeto de Lei Complementar 10-A/2005, de autoria do vereador Carlo Caiado, que permite, alterando a legislação atual, o envidraçamento de forma a permitir a proteção contra as intempéries climáticas, sem qualquer custo para o proprietário, foi o principal tema em discussão.
Participaram da reunião diversos representantes de condomínios, especialmente da Barra da Tijuca e do Recreio, associações de moradores e representantes da Câmara Comunitária da Barra, uma entidade formada por mais de 400 filiados, presidida pelo Sr. Delair Dumbrosck. Todos com grande interesse na aprovação do substitutivo de Caiado, para que se regularize, de vez, o fechamento das varandas.
O vereador Caiado explicou que seu projeto foi apresentado em 2005 e desde então vem lutando por sua aprovação, por entender que esta é uma grande necessidade dos moradores de todo o Rio. Segundo Caiado, o documento foi analisado por diversos órgãos competentes da Cidade, como o CREA-RJ – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, o IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil e a Secretaria Municipal de Urbanismo, e adequado para atender a uma demanda atual do município.
Caiado lembrou ainda que o anseio da população em aprovar o projeto já foi apresentado aos vereadores, às secretarias e ao próprio prefeito. Entretanto, na audiência, se mostrou necessária a realização de mais conversas junto ao Poder Executivo. A Câmara Municipal se comprometeu a votar o projeto até o dia 15 deste mês, mas antes, ficou acertada uma reunião, no próximo dia 07 de dezembro, na Secretaria Municipal de Urbanismo, para debater novamente o tema.