O advogado carioca Horácio Fernandes Magalhães Gomes, nascido e criado em Copacabana, é um dos grandes defensores do bairro. Engajado no movimento comunitário fundou, em 1998, junto a um grupo de amigos, a Sociedade Amigos de Copacabana – SAC, uma associação civil sem fins lucrativos que tem por objetivo lutar pela melhoria da qualidade de vida na região.
Na última terça-feira, dia 24 de maio, a atuação de Horácio Magalhães foi reconhecida por meio de uma justa homenagem, prestada pelo vereador Carlo Caiado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Caiado concedeu ao advogado e representante comunitário o conjunto de medalhas Pedro Ernesto, a maior honraria da Casa de Leis.
“Horácio Magalhães esteve à frente das principais ações do bairro de Copacabana, sempre colocando o bem da sociedade antes de qualquer interesse pessoal. Tive o prazer de atuar com ele em movimentos como no tombamento do Parque Peter Pan, realização da obra para minimizar a ocorrência de línguas negras em frente à Rua Santa Clara e a reabertura da Rua Raimundo Corrêa, entre muitas outras. Por isso, eu é que me sinto honrado em prestar esta homenagem” – disse o vereador.
Participaram da solenidade diversos moradores do bairro e representantes de associações. Já a mesa foi composta de Salles Carneiro, da Associação de Moradores e Amigos da Rua Cinco de Julho, Mauro Franco, editor-chefe do jornal Posto 6, Coronel Fernando Belo, presidente do Conselho de Segurança de Copacabana, Antônio Costa, vice-presidente da SAC e Ricardo Lafayette, assessor do vereador Carlo Caiado.