O vereador Carlo Caiado presidiu no Parque Natural Municipal Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes, uma audiência pública para discutir sobre o combate à dengue na região. O encontro contou com as presenças do coordenador geral da Divisão de Combate aos Vetores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mauro Blanco, o gerente da Consultoria Técnica da Coordenação de Vetores da SMS, Fabio Castelo, o gerente de Departamento da Comlurb do Recreio, Sebastião Alves, além de cerca de 50 moradores e lideranças comunitárias da região.
Alves falou do trabalho que a Comlurb tem feito na região, com a limpeza diária de mais de 60 ralos e orientando, por exemplo, os borracheiros em como devem agir para a limpeza adequada dos pneus e demais equipamentos. Blanco fez uma explanação e exposição com datashow sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo setor de vetores da SMS. Ele explicou que a infestação no Recreio é de pernilongos e estes não estão relacionados a nenhuma doença de importância em Saúde Pública, pois não são como os Aedes aegypti (mosquito vetor da dengue), que gostam de “sombra e água fresca”, mas criam-se em coleções d’água onde há acúmulo de lixo, vegetação de superfície e matéria orgânica proveniente de esgotos. Blanco ainda destacou que as bromélias tão populares na região são verdadeiros criadouros da dengue e que o fumacê é um mero paliativo para controlar pernilongos, pois não consegue atingir os criadouros, matando apenas os mosquitos adultos, não resolvendo o problema e que o uso exagerado pode ser uma “bomba ambiental”.
Esta foi a segunda audiência pública que Caiado promoveu sobre o tema. O parlamentar indagou a Blanco o que efetivamente mudou desde a primeira audiência, em 2006. O coordenador da divisão de vetores informou que em 2006 foram confirmados 278 casos de dengue na região e que esse número, este ano, caiu para 60 e que no bairro há 20 agentes de saúde trabalhando e conscientizando os moradores, enquanto que em todo o município são cerca de 2.700 homens.
Os próximos encontros que o vereador Carlo Caiado promoverá sobre o tema serão na Barra da Tijuca e Jacarepaguá, em locais a serem oportunamente divulgados.