Falta ordem e conservação
A limpeza de vias e até rios da Barra vem deixando muito a desejar. Em um flagrante, foi encontrada a carcaça de um Fusca jogada dentro do rio na Estrada da Barra da Tijuca, em frente ao número 2.010. O veículo atrapalha o fluxo das águas e acumula ainda mais lixo e vegetação seca. Moradores da região temem que, em caso de novas chuvas, o rio transborde.
Na foto abaixo, é possível observar diversas irregularidades: além do Fusca, a calçada está caindo em direção ao rio e um saco de lixo da Comlurb também foi deixado à beira do curso d´água, para onde pode ser arrastado logo na primeira chuva. O vereador Carlo Caiado, presidente da Comissão Especial de Saneamento da Zona Oeste, encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos – Seconserva solicitando providências e o veículo já foi retirado.
Trânsito na Av. Armando Lombardi
O vereador Carlo Caiado se reuniu com moradores da Barra para debater algumas possíveis mudanças no sistema viário da Avenida Armando Lombardi, que estão trazendo transtornos ao Jardim Oceânico e Itanhangá. O encontro foi para analisar os problemas causados pelo novo retorno criado pela Prefeitura, que deixa o trânsito engarrafado em diversos horários do dia.
A solicitação do vereador Caiado é pela volta dos retornos sem semáforos, o que diminuiria o tempo em que os veículos ficam parados na pista. Outra opção seria alargar a ponte do Itanhangá, o que também reduziria as retenções. O próximo passo será uma reunião com as Associações do Jardim Oceânico.
Melhorias na Avenida Dulcídio Cardoso
Com o crescente fluxo de veículos na Avenida das Américas, a Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso tornou-se rota alternativa para fugir do engarrafamento. Com isso vieram problemas e sair das ruas transversais ficou cada vez mais difícil.
Por solicitação dos moradores, o vereador Carlo Caiado incluiu no orçamento de 2010 da Prefeitura, algumas ações visando à segurança de quem por ali passa de carro ou a pé. Moradores da Rua Mário Covas Júnior já podem ter acesso à avenida com maior segurança depois da instalação de quebra-molas e sinalização gráfica horizontal e vertical. Também foram enviadas solicitações com relação ao estacionamento irregular junto aos prédios no Parque das Rosas e para que seja executada a pintura de faixas de travessia de pedestres.
Árvores do Jardim Oceânico começam a ser podadas
Uma das reivindicações do vereador Carlo Caiado começa a ser atendida. A Comlurb deu início à poda nas árvores do Jardim Oceânico. Com isso, problemas como o da segurança devem melhorar por conta da iluminação dos postes que chegarão às ruas e calçadas.
O registro abaixo é da Avenida Alda Garrido, uma das principais do bairro, que sofria com a má iluminação em vários trechos por conta da falta desse serviço.
Moradores do condomínio Caça e Pesca participam de audiência
O vereador Carlo Caiado esteve com representantes do condomínio Caça e Pesca na Procuradoria Geral do Município para uma audiência com o procurador geral, Fernando dos Santos Dionísio. O encontro foi para esclarecer aos moradores pontos sobre uma ação, de novembro de 2009, que supostamente colocaria os terrenos das residências no leilão da Prefeitura.
Conforme este Diário já noticiou, o vereador Caiado encaminhou um Requerimento de Informações sobre o tema à Procuradoria da Dívida Ativa. O documento de resposta informou que o imóvel levado a leilão foi aquele em que se situa o clube e não as casas, fato confirmado na reunião com o procurador e que tranquilizou os moradores. No encontro, Caiado também foi informado pelo procurador Fernando Dionísio que o Clube Caça e Pesca está buscando resolver o débito com a Prefeitura, o que deve garantir a manutenção do espaço de lazer na Barra.
Prefeitura nega instalação de semáforo
No início desse ano, o vereador Carlo Caiado enviou um ofício à Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro – CET-Rio, solicitando a instalação de um sinal luminoso com as respectivas sinalizações horizontais e verticais, na confluência das Ruas Aldo Bonadei e Henrique Moura Costa, no Jardim Oceânico. A solicitação foi feita após pedidos de moradores, que reclamam dos acidentes no local.
Em resposta, a CET-Rio informou que não há necessidade de implantação de um semáforo no local, visto que, segundo a opinião dos técnicos da companhia, o cruzamento é pouco movimentado. Para a CET-Rio, as placas de sinalização já implantadas são suficientes para atender a demanda.