PARTICIPE DO ABRAÇO AO CANAL DAS TAXAS!
Acredito que o abraço ao Canal das Taxas, embora seja um ato simbólico, será de extrema importância para conseguirmos sensibilizar os Governos, Municipal e Estadual, além do Ministério Público, para que atendam aos anseios da população, efetuando a despoluição do canal, que hoje sofre com altíssimo grau de poluição. Nos últimos anos, ocorreram obras de saneamento nos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes. Foram milhões de reais em recursos públicos investidos para ampliar a capacidade de coleta e de tratamento de esgoto, no entanto, até o momento não foi possível visualizar melhorias nos rios, lagoas e canais da região.
O Canal das Taxas está com um nível de poluição alarmante, com a taxa de coliformes totais 1.600 vezes acima do padrão do CONAMA. A situação é tão crítica que, devido ao mau cheiro, moradores estão se mudando das proximidades do canal e os imóveis estão se desvalorizando. Se não bastasse o mau cheiro do canal, são constantes as infestações de mosquitos, provenientes das gigogas, que se proliferam devido à péssima qualidade da água.
Como Vereador e Presidente da Comissão Especial de Saneamento da Zona Oeste na Câmara Municipal, acompanho o problema há muitos anos. Em 2010 protocolei uma denúncia no Ministério Público sobre a situação do canal e o MP abriu um inquérito civil. Desde então venho fornecendo diversas informações, fotos e vídeos, principalmente de vazamentos de esgoto do sistema da CEDAE, estimulando assim o andamento da investigação e possibilitando que o Ministério Público inicie uma Ação Civil Pública ou proponha uma assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Governo, o que ainda não aconteceu.
Além disso, a questão das obras de dragagem das Lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, que serão iniciadas nos próximos meses, não vão gerar nenhum benefício ao Recreio dos Bandeirantes, já que a Lagoinha das Taxas e o Canal das Taxas não estão inclusos nas obras. Estou cobrando o INEA, órgão executor dessa dragagem, para que o Canal das Taxas seja incluído e também receba as obras de dragagem.Clique aqui e conheça o ofício: