Tradicionalmente realizado em fevereiro, o carnaval de rua na Cidade Maravilhosa agita os foliões cerca de três semanas antes da abertura oficial do evento. Pensando nas questões de infraestrutura, organização e segurança da maior festa carioca, o vereador Carlo Caiado(DEM) apresentou o Projeto de Lei n° 292/2017, que cria o circuito de blocos de carnaval no Município do Rio de Janeiro.
Entre as diretrizes, a proposta determina a criação de áreas específicas para a realização de eventos do carnaval. Os blocos com até 5 mil foliões e sem patrocínio comercial podem acontecer em ruas da cidade, desde que previamente autorizados; já aqueles com expectativa de público acima de 5 mil foliões deverão ser realizados em áreas previamente definidas pelo Poder Executivo.
A proposição prevê também a implantação de infraestrutura adequada para atender aos foliões e a livre circulação do público, permitindo o uso de vestuário diverso que identifique o grupo, sem que se constitua em elemento condicionante à participação. Os blocos e assemelhados deverão se cadastrar nos órgãos públicos competentes para a inserção na programação carnavalesca, além de apresentarem roteiro do percurso para que os órgãos municipais, quando necessário, providenciem apoio logístico.
De acordo com o vereador Carlo Caiado, a presente proposta visa disciplinar uma manifestação popular já enraizada na cultura da cidade, do carioca e dos turistas. “Com o crescimento do carnaval de rua, temos observado, nos últimos anos, salvo melhor juízo, uma desordem crescente. Ela é prejudicial aos foliões e aos moradores onde os blocos desfilam, sobretudo nos casos com grande aglomeração de pessoas. Muitas vezes, o local não tem infraestrutura compatível para a realização do evento”, explica o parlamentar.
Fonte: Ascom/CMRJ