O Vereador Carlo Caiado apresentou uma Indicação Legislativa ao Prefeito do Rio, solicitando a publicação de um PMI – Procedimento de Manifestação de Interesse, visando a construção de um guia-corrente na foz do Canal de Sernambetiba, também conhecido como Canal do Rio Morto, no bairro do Recreio dos Bandeirantes. A medida permitiria a revitalização do Canal através de parceria público-privada.
Caiado argumentou no encaminhamento deste expediente ao Gabinete do Prefeito e também à Secretaria Municipal da Casa Civil, que a publicação deste PMI pode ser uma das soluções para o grave problema que acometeu a Praia da Macumba.
O Vereador ponderou ainda, que na Audiência Pública realizada na sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, pela Comissão Especial de Saneamento da Casa, no último dia 26 de outubro, os técnicos, oceanógrafos e especialistas na matéria presente explicaram que a construção de um guia-corrente, ou enrocamento, promoveria a separação do canal e da praia, na área junto a arrebentação, acabando de forma definitiva com a obstrução por acúmulo de areia, evitando assim, a longo prazo, a consequente diminuição da faixa de areia na Praia da Macumba.
Essa medida foi amplamente discutida, debatida e sugerida na Audiência Pública realizada na sede da Câmara Municipal do Rio que discutiu os problemas que vem ocorrendo na orla da Praia da Macumba, no último dia 26/11.
O guia-corrente, como dito, foi apontado como a principal intervenção necessária para estabilizar a Praia da Macumba, possibilitando o engordamento da faixa de areia a partir do depósito de cerca de 600.000 m³ de areia, a ser retirado de jazida a ser prospectada próxima do local.
A construção do guia-corrente, em modelo próximo as sugestões apresentadas na Câmara Municipal, possibilitará que a ligação entre o canal e o mar fique permanentemente desobstruída, promovendo maior “troca” de água, ajudando a evitar a erosão costeira na Praia da Macumba, e trazendo a reboque benefícios importantes para a Cidade, como a possibilidade de navegabilidade no Canal, e destinação deste novo espaço para novos usos, como a construção de uma marina.
Além disso, o próprio guia-corrente pode servir como passeio, servindo de novo “point” na região, tal qual ocorre no Quebra-mar, no bairro do Tijucamar, na Barra da Tijuca. Ali, o guia-corrente existente na saída do Canal da Joatinga, tem, sobre a estrutura de pedra, uma passarela de madeira em forma de “deck”, permitindo que a população local o use para diversos fins, como contemplação do por do sol ou área de pescaria.
Caiado ainda argumentou que, em face do Município já ter procedido com a publicação de “Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI” para temas como “a implantação de sistema de esgotamento sanitário na área da AP 4.1”, ou mesmo para “estudos que visem a aplicação de nova legislação para a região das Vargens”, pode uma vez mais o Poder Executivo promover expediente semelhante, publicando um “Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI” para construção de um guia-corrente (chamado também de molhe de pedras ou quebra-mar) na foz do Canal do Rio Morto, buscando assim na parceria com a iniciativa privada, uma solução possível para a Praia da Macumba. A medida visaria também a proteção costeira e a diminuição dos problemas decorrentes da destruição do calçadão, da pista de carros e da Orla, pela força das ondas em dias de mar agitado e ressacas, evitando também a diminuição da faixa de areia.
Leia ofício: