Durante Audiência Pública da Comissão de Finanças, ocorrida na manhã desta quarta-feira 21/05, que está debatendo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015, com a presença dos titulares da Secretaria Municipal de Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego, CET-Rio, o vereador Carlo Caiado subiu à tribuna para fazer diversos questionamentos sobre ações de responsabilidade da Secretaria na Cidade.
Caiado foi sucinto nos seus questionamentos e cobrou uma posição nos seguintes temas:
1 – BRT Transoeste lote zero e o Terminal Rodoviário de integração com o metrô linha 4 no Jardim Oceânico. O Secretário confirmou os projetos e insiste que o BRT substituirá o metrô enquanto este não chega ao Terminal Alvorada, descartando a participação da Prefeitura no projeto de extensão do metrô e evitando o detalhamento do projeto.
2 – Linhas alimentadoras da Transoeste, hoje muito precárias, prejudicando os moradores de Guaratiba, Sepetiba e Vargem Grande, por exemplo. O Secretário reconheceu o problema, disse que ajustes estão sendo feitos no sistema junto as empresas de ônibus e prometeu focar ainda este ano na ampliação destas linhas de ônibus alimentadoras.
3 – Sobre a ampliação dos temporizadores nos semáforos da cidade. Questionei o cumprimento da Lei n° 5.734, de abril deste ano e de minha autoria, que obriga a Prefeitura a implantar temporizadores nos novos semáforos da cidade. A Presidente da CET Rio disse que este ano as metas indicam a colocação de 33 novos temporizadores e que em 2015 serão 50 novos, reconhecendo entretanto, que a cidade precisa de muito mais deste equipamentos.
4 – Transporte aquaviário nas lagoas da Barra e Jacarepaguá. O Secretário disse que grupo de trabalho esta finalizando o projeto e que espera que o mesmo seja implantado junto com inauguração da estação do metrô Jardim Oceânico.
5 – Novo Elevado das Bandeiras. O Secretário disse que a CET Rio apenas fez os estudos de demanda e que a obra será mesmo realizada, estando entretanto, sob responsabilidade da Secretaria de Obras.