A Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj vai solicitar uma alteração no contrato referente ao esgotamento sanitário entre a Prefeitura do Rio e a concessionária Zona Oeste Mais Saneamento. O objetivo é fazer com que os bairros de Santa Cruz, Guaratiba e Paciência recebam as estações de tratamento ainda este ano. A decisão foi anunciada dia 10/03, durante audiência pública da comissão, solicitada pelos Deputados Carlo Caiado e Lucinha.
De acordo com os parlamentares, o cronograma apresentado pela empresa só chegaria a esses bairros em 2027. Existe um cronograma que foi elaborado na licitação de 2011, e esse calendário colocou Bangu, Realengo e Deodoro como prioridades. A ideia é fazer a alteração desses prazos para que Santa Cruz, Guaratiba e Paciência possam ser atendidos”, explicou a deputada.
Abastecimento de água
Outro assunto debatido durante a audiência foi o abastecimento de água na região. Segundo moradores, a falta de água na Zona Oeste é recorrente. Não tem água nas casas de Guaratiba e Santa Cruz e que os reservatórios que foram projetados para atender a região não começaram a ser construídos. Assessor Técnico da Diretoria Técnica e de Projetos da Cedae, André Cruzeiro disse que a obra de Guaratiba foi dividida em cinco etapas. Segundo a companhia, há um prazo de 270 dias para o começo da execução das obras dos reservatórios. “Para as obras do reservatório Guaratiba 2, em quatro meses será contratada a empresa; e o reservatório de Santa Cruz ficará pronto daqui a dois anos e meio”, disse.