“A única solução, diante do cenário que já se encontra é concluir a obra, tanto por medida de segurança à população, como para não se perder o que já foi investido. A finalização dessa estação é de extrema importância para a população. É consenso da importância e precisamos encontrar uma solução”, enfatiza Caiado.
Paralisada desde 2015, a finalização das obras da estação Gávea do metrô é unânime entre o Governo do Estado, Ministério Público, técnicos e a população. Durante Audiência Pública promovida pela Comissão de Transportes da Alerj, por iniciativa do Deputado Carlo Caiado nesta quarta-feira (26/06), a situação da estação Gávea foi amplamente discutida, sendo consenso de que se precisa encontrar uma solução para o problema, pois a inundação da estação Gávea realizada em janeiro de 2018 não pode se perpetuar por muito tempo, por riscos às estruturas vizinhas e a população.
Na Audiência Pública, a Promotora do Ministério Público Dra. Patrícia Vilela externou todo o histórico que envolve a construção da linha 4, que culminou no grande imbróglio judicial em que a situação hoje chegou. Alega o MP, referenciada no depoimento do técnico do Tribunal de Contas do Estado Maurício Vinagre Maia, da existência de superfaturamento e sobrepreço de quase 3,17 bilhões de reais, afirmando ainda que o MP é contra o Governo do Estado alocar novos recursos para conclusão das obras.
Leia aqui as presentações feitas pelo Ministério Público e pelo Deputado Carlo Caiado sobre a Audiência Pública:
http://www.carlocaiado.com.br/documentos/Apresentaca-Audiencia_Publica_L4.pdf
www.carlocaiado.com.br/documentos/Audiencia_Publica_sobre_a_Estacao_Gavea.pdf
Em seguida se pronunciou o Subsecretário de Transportes do Estado (SETRANS), José Carlos Castelo Branco, que lembrou o Estado estar no regime de recuperação fiscal, o que impede o Governo de buscar novas formas de financiamento ou adquirir empréstimos junto ao Governo federal ou instituições financeiras. Castello Branco informou ainda que vão tentar outras formas junto ao Governo Federal de viabilizar a obras. De acordo com ele, são necessários mais 900 milhões de reais para concluir toda a estação Gávea, mas que somente a parte estrutural da estação necessitaria de cerca de 300 milhões de reais.
Na sequência o vice-Reitor da PUC Sérgio Bruni manifestou que o corpo técnico da Universidade tem feito estudos sobre o problema, e que a situação é extremamente grave para todo o entorno da estação, ofertando a PUC para auxiliar o Governo do Estado e a SETRANS na situação do problema. O representante da Rio Trilhos, o Diretor de Engenharia Bruno Bezerra, externou que os riscos existem, mas que todo o complexo de obras da estação Gávea está sendo monitorado quinzenalmente.
Diante dos inúmeros questionamentos que surgiram na audiência, principalmente em relação à explanação do Ministério Público, O Deputado Carlo Caiado sugeriu uma nova reunião no mês de julho entre MPRJ, SETRANS, Governo do Estado, TCE-RJ, PUC-Rio, Associações de Moradores, Clube de Engenharia e CREA-RJ para que se encontre uma maneira jurídica que permita a retomada das obras da estação Gávea, sem prejuízo à legislação em vigor ou dano ao Erário Público. Caiado destacou a importância de retomar as obras da estação afim de evitar o colapso da estrutura.
“A única solução, diante do cenário que já se encontra é concluir a obra, tanto por medida de segurança à população, como para não se perder o que já foi investido. A finalização dessa estação é de extrema importância para a população. É consenso da importância e precisamos encontrar uma solução”, enfatiza Caiado, que encaminhou expediente ao CREA solicitando um laudo técnico sobre a situação estrutural da estação. .
Participaram ainda da audiência os Deputados Dionísio Lins e Eliomar Coelho, integrantes da Comissão de Transportes da Alerj, que idealizaram a audiência por solicitação de Caiado.