O Projeto de Lei, do vereador Carlo Caiado, do vice-presidente da Comissão de Turismo, que cria na área da XXIV Região Administrativa (parte do Recreio dos Bandeirantes e de Grumari, delimitados por trechos das Estradas da Guanabara, Vereador Alceu de Carvalho e do Pontal), uma área denominada “Bairro Temático do Surfe” agora é lei. Sancionada pelo prefeito Cesar Maia, sob o nº 4.557/2007, a lei visa beneficiar o segmento do surfe, já enraizado na cultura da cidade com identificação entre os jovens, uma economia própria e, tradicionalmente, um esporte ligado a saúde e ao meio ambiente.
O local escolhido para a implantação do projeto foi em função da presença freqüente dos surfistas naquela região, onde também se encontram algumas das praias da orla carioca que possuem as melhores ondas para a prática do surfe, além de já serem áreas de realização de competições nacionais e internacionais.
Para Caiado, “a implantação de um mobiliário urbano específico, identificado com a cultura do surfe, fará desta área da cidade, não só como um novo atrativo turístico, mas como se diferenciará do restante da região por possuir em seus aspectos urbanísticos, traços e formas que a identifiquem com o surfe. Além disso, o projeto pode credenciar o Rio de Janeiro para muitos campeonatos e, inclusive, ajudar a trazer de volta para a cidade o WCT, o maior campeonato de surfe do mundo”.