Muito utilizada por moradores para fazer a travessia, as duas pontes de madeiras sobre o Canal das Taxas, no Parque Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes, estão em péssimo estado de conservação. Em resposta à indicação legislativa do vereador Carlo Caiado de substituição das passarelas (na Rua Mário Faustino, próximo à Rua Clóvis Salgado e Av. Alfredo Balthazar da Silveira), técnicos da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), enviaram um relatório destacando a necessidade de troca das pontes, tendo em vista que uma reforma não resolveria o problema.
No documento enviado ao gabinete de Caiado, os técnicos ressaltam ainda, que um dos motivos das pontes se deteriorem tão rápido, já que foram reformadas ano passado, são os motociclistas que as utilizam para fazer a travessia. Orçado em R$ 1.046.474,62, a secretaria informou também, que está com o projeto pronto de substituição, aguardando apenas a liberação de verba da Prefeitura para iniciar a recuperação.
O Vereador Carlo Caiado enfatizou que continuará cobrando da Prefeitura a troca das pontes, para que os pedestres não corram risco. “Já fiz emenda ao orçamento e não é de hoje que acompanho a situação dessas passarelas. Existem há mais de 20 anos e há pelo menos dez, vem passando por reformas constantes, o que não tem adiantando muito. Ano passado, por exemplo, atendendo uma solicitação minha, elas foram recuperadas, mas infelizmente, já estão deterioradas novamente. A troca resolveria a situação”, disse Caiado.