O vereador Carlo Caiado participou, no dia 27 de fevereiro, da Audiência Pública que discutiu a nova linha 4 do Metrô na cidade, realizada no Colégio Estadual André Maurois, no Leblon, e que contou com a presença de cerca de 300 pessoas.
Estiveram presentes o Secretário de Transportes Júlio Lopes, o Secretário da Casa Civil Régis Fischner, além de parlamentares que compõem a Frente em Defesa do Metrô e líderes de associações de moradores.
Durante a audiência o promotor do MPE-RJ, Carlos Frederico Saturnino, que é autor de um inquérito civil que investiga a mudança no traçado do Metrô afirmou que “o Metrô deve ser eficiente, seguro e barato e este projeto não atende a estas três prerrogativas”.
Os representantes do Governo não comentaram a afirmação, dando detalhes sobre o traçado. Será construída uma nova estação paralela a atual General Osório, que será paralisada por nove meses, bem como a estação Cantagalo ainda em 2012, voltando a Siqueira Campos a ser a estação terminal. Serão usados oito ônibus do Metrô na Superfície na tentativa de amenizar os eventuais e recorrentes transtornos aos passageiros.
O Governo não se posicionou quanto às propostas dos parlamentares e das associações que pediam a revisão de muitos pontos do projeto.