O Vereador Carlo Caiado participou na manhã desta terça-feira, 4 , de Audiência Pública com a Secretaria Municipal de Educação para discutir sobre a Lei Orçamentária Anual de 2015.
Caiado subiu à tribuna para indagar diretamente à Secretária, Regina Bonemy sobre os investimentos na pasta. O vereador, na oportunidade, falou sobre o empenho da Câmara Municipal em acelerar junto à Ligth com o programa de climatização das escolas (implantação de ar-condicionado e equipamentos similares), tendo em vista que a maioria das escolas do Município tem pendências com Light, para concluir este programa.
Caiado questionou também o Decreto que desobriga os construtores de empreendimentos imobiliários a doarem recursos para a construção de escolas, além dos terrenos para este fim. Para Caiado esse decreto é fundamental porque soma recursos para a construção de escolas.
Perguntada se os recursos para a construção das novas escolas (no programa da Fábrica das Escolas) estão inclusos nos 25% totais do orçamento da Prefeitura, que a lei obriga serem gastos em educação, a Secretária disse que sim.
Outra questão abordada pelo Vereador foi como a Secretaria está tratando junto à Secretaria Municipal de Esportes a inclusão de alunos da rede municipal no acesso às Vilas Olímpicas, de forma a se cumprir as 7 horas que se pretende com o ensino integral. Caiado solicitou que esses alunos fossem também atendidos pelo Programa Ônibus da Liberdade. Na ocasião, a Secretária falou da dificuldade de conseguir transporte para levar alunos da rede para conhecer pontos culturais da cidade, como forma de complementar o ensino.
Por fim, o Vereador cobrou também mais clareza na discussão sobre o local onde serão construídas as 166 escolas e EDIs (Espaços de Educação Infantil) projetados no Programa Fábrica das Escolas, citando o problema ocorrido no Jardim Cinco Marias, em Guaratiba, onde a proposta inicial acabava com o campo de futebol utilizado pela comunidade e somente após intervenção do Vereador junto ao Subsecretário Paulo Figueiredo, o local foi preservado sem impedir a construção da escola.
Anualmente a Câmara Municipal do Rio promove audiências públicas para discutir o orçamento do ano seguinte com as secretarias. Na ocasião, são discutidas também, os investimentos que foram feitos no ano anterior, bem como o andamento do orçamento atual.