Mesmo sem data definida para o retorno das aulas presenciais na cidade, o vereador Carlo Caiado, junto de outros parlamentares, já estão se movimentando para garantir a segurança dos funcionários e alunos.
No último dia 05 de agosto, a Câmara do Rio aprovou o Projeto de Lei nº 1.830/2020, que tem Caiado como um dos autores, que prevê a criação de um programa de testagem ampla e monitoramento da temperatura corpórea de alunos e profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino da Capital Fluminense para detecção de casos do novo Coronavírus.
A inciativa obedecerá os seguintes critérios para a aferição da temperatura: respeito à privacidade e à dignidade daqueles submetidos à testagem de temperatura corpórea; periodicidade diária, conforme comparecimento às unidades escolares e orientações e encaminhamentos necessários a pais, responsáveis e profissionais de educação. Os visitantes ocasionais das escolas também serão submetidos à aferição de temperatura.
De acordo com a proposta, o programa deverá ser implementado tão logo estudantes e professores e demais profissionais da unidade de ensino retomem as atividades educacionais in loco.
O projeto segue à sanção do Prefeito.