Com o objetivo de oferecer mais segurança para alunos, professores e funcionários, o Deputado Estadual Carlo Caiado encaminhou uma Indicação Legislativa ao Governador Wilson Witzel solicitando a implantação do Programa Escola Presente, nos moldes do Programa Segurança Presente, porém adequado para as Escolas Públicas no Estado do Rio de Janeiro.
A proposta visa um modelo único de policiamento para as Escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro, ou seja, com infraestrutura padronizada, visando além do ensino didático, a segurança de alunos, professores e funcionários.
Para compor o Programa sugerido, Caiado propõe o uso da mesma infraestrutura de pessoal utilizada pelo Programa Segurança Presente, com profissionais egressos das Forças Armadas, pedagogos, assistente social e Bombeiros Militares. Ainda dentro do Programa, o deputado alerta para a importância da implementação do dispositivo conhecido como “botão do pânico”, nas escolas.
Pela Indicação encaminhada, o mecanismo seria instalado em locais estratégicos de cada escola, como direção, sala dos professores, cantina, etc, em comum acordo com a direção do estabelecimento de ensino. O sistema conectaria à unidade escolar com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), além das viaturas e Batalhões da Polícia Militar no Estado.
“Em caso de emergência, o “botão do pânico” seria acionado pelo representante da escola, fazendo com que as autoridades mais próximas cheguem rapidamente ao local. Com base na proposta ora apresentada, acredito estar contribuindo para garantir uma maior segurança a toda a comunidade escolar fluminense”, enfatiza Caiado.
Veja abaixo o ofício: