A Câmara Municipal do Rio iniciou nesta terça-feira (03/05), as Audiências Públicas para tratar sobre o Projeto de Lei Complementar n° 140/2015, de autoria do Poder Executivo, que trata dos parâmetros para a Operação Urbana Consorciada (OUC) e define o novo Plano de Estruturação Urbana (PEU) das Vargens, suspenso desde 2009.
Pelo Projeto de Lei Complementar, o Poder Público repete o modelo realizado no Porto e tenta promover investimentos em infraestrutura, para o período dos próximos 35 anos, em parceria com a iniciativa privada. Hoje foram discutidas as projeções na área de transporte e meio ambiente para a região abrangida pelo PEU, que inclui os bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim e parte dos bairros do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Jacarepaguá.
Durante a audiência, que teve a participação dos ambientalistas Mário Moscatelli e David Zee e dos engenheiros, Paulo Cesar Rosman e Willian Aquino, o Vereador Carlo Caiado fez suas considerações acerca do projeto, principalmente no que tange ao saneamento e mobilidade urbana.
Na questão do transporte, Caiado falou da necessidade da extensão da Linha 4 do metrô até o Terminal Alvorada e posteriormente em direção ao Recreio dos Bandeirantes, citou a necessidade de ampliação de ciclovias interligando os bairros, a construção da terceira faixa na pista central da Avenida das Américas, a criação de mais áreas de estacionamentos, construções de mergulhões, medidas para conter o grande fluxo de veículos na região, como por exemplo, a redução da quantidade de sinais de trânsito ao longo da Avenida das Américas.
Caiado também falou sobre a urgência na implantação do transporte hidroviário, o aumento das linhas de ônibus internas dos bairros, bem como das linhas alimentadoras dos BRTs.
Na área de saneamento, Caiado expressou sua preocupação acerca do nível de poluição das lagoas, tema falado com muita propriedade pelos ambientalistas Mário Moscatelli e David Zee.
O Vereador pediu um planejamento de como será feito o processo de saneamento das comunidades no entorno dos rios da região, medida importante para conter o avanço do nível de poluição, que já é alarmante. Caiado sugeriu ainda, que fosse incluído no planejamento futuro da região, a implantação de mais parques arborizados, em áreas que estão sem destinações, evitando que elas sejam degradadas.
As próximas audiências estão marcadas para os dias 05/05, 10/05, 31/05 e 07/06.