Por proposta do vereador Carlo Caiado, como desdobramento da audiência pública organizada por ele, na Câmara dos Vereadores, em março último, com o objetivo de discutir a conclusão das obras de saneamento da Baixada de Jacarepaguá, do emissário submarino e as negociações acerca de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e a Cedae, a Mesa Diretora da Câmara criou uma Comissão Especial de vereadores para o acompanhamento da execução do programa de saneamento.
Segundo o vereador Carlo Caiado, indicado presidente da Comissão, os trabalhos já começaram e a maior preocupação é conseguir que a Cedae assuma e cumpra os prazos para a conclusão das obras.
– Quase vinte anos já se passaram desde que a sociedade começou a exigir estas obras fundamentais de saneamento para região. No entanto, a incompetência e a incapacidade dos governos estaduais, desde então, levaram a que até hoje as obras não tenham sido concluídas. Esta é uma exigência e um direito dos moradores da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, e vamos lutar até o fim para concretizá-la, sem burlar nenhum lei, principalmente ambiental, como tenta fazer a Cedae, afirmou Carlo Caiado.