A Câmara Municipal do Rio de Janeiro criou, no início de maio, o Portal da Transparência. O link está na página da CMRJ (www.camara.rj.gov.br) na Internet e oferece aos internautas mais informações sobre o trabalho de cada vereador, além de dar acesso aos discursos, votações e às informações financeiras.
Bem antes da iniciativa, o vereador Carlo Caiado, que é segundo vice-presidente da Casa, apresentou, em 2007, um Projeto de Lei criando o Portal da Transparência na Câmara do Rio. O Poder Legislativo deveria disponibilizar em sua página na Internet, um espaço voltado a dar publicidade às informações fundamentais relacionadas a seus investimentos e gastos, possibilitando o acompanhamento pelo cidadão da execução orçamentária.
Caiado acredita na política transparente e no direito de cada contribuinte em acompanhar a forma como os recursos são utilizados no Legislativo municipal. O Projeto de Lei, que ainda não foi votado, tornaria a obrigatoriedade do Portal da Transparência uma lei do município do Rio de Janeiro.