O vereador Carlo Caiado esteve, no dia 29 desse mês, na reunião do Conselho Municipal de Políticas Urbanas, fórum que reúne diversas entidades discutindo as políticas e projetos de estruturação urbana para a cidade. No último encontro, o assunto foi o Projeto Transoeste, um corredor de BRT – Bus Rapid Transit, que será construído entre Santa Cruz e o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.
O projeto ainda está em fase de licitação, mas foi detalhado em apresentação do seu responsável junto à Secretaria Municipal de Obras, o engenheiro Alexandre Risso. A implantação do Transoeste irá promover a duplicação da Avenida das Américas no trecho entre a Avenida Salvador Allende e a Estrada da Pedra, em Sepetiba, com a construção de pistas laterais no trecho do Recreio, além da abertura do túnel da Grota Funda. Também será executado um viaduto no cruzamento da Avenida das Américas com a Avenida Salvador Allende e a Estrada Benvindo Novaes, além da duplicação da ponte sobre o Canal do Rio Morto. Ao longo de todo o trecho haverá uma pista exclusiva, em ambos os sentidos, para os ônibus biarticulados do BRT, além das estações nos locais de maior demanda.
Após a apresentação, o vereador Caiado sugeriu que o viaduto no cruzamento da Avenida das Américas com a Avenida Salvador Allende seja substituído por um mergulhão. Entretanto, a Prefeitura entende que os custos seriam muito elevados, além de, no local, estar programada a integração entre o BRT da Transoeste com o novo BRT, que ligará aquele local ao bairro de Deodoro, chamado de BRT Ligação C.
Caiado também se mostrou preocupado com a necessidade da Secretaria Municipal de Urbanismo de fixar novos parâmetros urbanísticos para a região de Guaratiba, visto que, com a abertura do túnel da Grota Funda, a região sofrerá um inevitável crescimento urbano. Ele lembrou que nos anos 70, a abertura do túnel Dois Irmãos, que uniu a Zona Sul à Barra da Tijuca, veio acompanhada do Plano Lúcio Costa, que fixava as diretrizes de ocupação urbana da Barra da Tijuca. O vereador defendeu a apresentação urgente do novo Projeto de Estruturação Urbana (Peu) de Guaratiba.