Há anos enfrentando problemas de falta d’água, os moradores da Zona Oeste do Rio comemoraram, ontem, com o Deputado Estadual Carlo Caiado o início da primeira fase de ampliação do abastecimento de água encanada.
O barracão começou a ser montado ontem 12/12 em Paciência. Técnicos da Cedae explicaram aos moradores presentes detalhes do projeto que será executado. A primeira fase da ampliação do abastecimento na região inclui a complementação do assentamento de 1.650 metros de tubulações de ferro fundido com diâmetro de 1000 mm; 742 metros de tubulações de ferro fundido com diâmetro de 900 milímetros (mm); quatro travessias em aço, sendo duas com 900 mm e uma com 1000 mm de diâmetro e quatro interligações entre o novo sistema e redes já existentes.
A segunda fase da obra será licitada na primeira quinzena de janeiro e contemplará a construção de dois reservatórios em Guaratiba, fundamentais no abastecimento. “Os moradores da Zona Oeste não aguentam mais conviver com a falta d’água, que piora ainda mais durante o verão. O início dessa obra traz esperança para milhares de moradores da Zona Oeste. Desde 2005 venho lutando com moradores para a chegada da água à região”, destaca do Deputado Carlo Caiado, integrante da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj.
A obra terá o valor de R$ 80 milhões e será custeada, através de um termo de cooperação técnica, entre a Cedae e 8 empresas do setor de construção civil. Aproximadamente um milhão de moradores dos bairros de Sepetiba, Guaratiba, Pedra da Guaratiba, Santa Cruz, Paciência, Cosmos, Campo Grande e Inhoaíba serão beneficiados.