Os moradores da Barra da Tijuca foram surpreendidos nesta 3ª. feira, 27 de maio, com matéria publicada no jornal O Globo sobre a possibilidade de construção de um cemitério no bairro. No ano passado, quando surgiu pela primeira vez este assunto, o vereador Carlo Caiado apresentou dois projetos de lei à Câmara Municipal com o objetivo de impedir o cometimento de um verdadeiro crime contra a Barra da Tijuca.
O primeiro projeto, que recebeu o n.º 865/2006, proíbe a construção de cemitério na Barra da Tijuca e outros bairros, enquanto o projeto de lei complementar 54/2007, determina, com base no Estatuto da Cidade, o estudo prévio de impacto de vizinhança para a implantação de projetos nos bairros, tais como aterros sanitários, presídios ou casas de custódia e cemitérios, ou seja, requer que os moradores sejam consultados para aprovação.
Diante do ressurgimento do assunto, além de solicitar à Mesa Diretora da Câmara urgência na votação dos projetos, o vereador Carlo Caiado pretende adotar todas as medidas possíveis, inclusive jurídicas, para impedir a concretização deste abuso contra a população. Para Caiado, a tentativa de implantação de um cemitério na Barra da Tijuca é expressão mesquinha da busca do lucro a qualquer preço, em detrimento do desejo de milhares de moradores da região.