Em parte do processo de fiscalização das ações do Poder Executivo na preparação da Jornada Mundial da Juventude JMJ Rio 2013, oVereador Carlo Caiado, presidente da Comissão Especial da Jornada Mundial da Juventude da Câmara de Vereadores, encaminhou uma série de documentos à Prefeitura, cobrando a realização de medidas, sob a responsabilidade do Executivo, para a realização do evento. Caiado questionou as ações como atendimento médico, criação de bolsões de estacionamento, aumento das linhas de ônibus no local para dar suporte ao evento, e, sobretudo, as obras de urbanização das vias próximas ao local da Vigília e da Missa da Jornada Mundial da Juventude 2013. No início deste mês, a Comissão da Câmara esteve em audiência com o arcebispo do Rio, Dom Orani, para tratar dos preparativos da organização do evento.
Caiado também cobrou da Prefeitura uma posição na dragagem dos rios e córregos da região de Guaratiba, visto que o problema já afetava os moradores da comunidade Piraquê, assolado pelas chuvas do último verão. A pressão de Caiado inclusive, acelerou o processo na Prefeitura, que concluiu o Edital de licitação em tempo para atender ao evento e principalmente, beneficiar os moradores de Guaratiba.
Dia 09 de maio, às 10h, no Plenário da Câmara de Vereadores, a Comissão da JMJ promoverá Audiência Pública para discutir com autoridades públicas problemas como transporte, saúde, infraestrutura, entre outros temas.