A Comissão Especial da Jornada Mundial da Juventude, da Câmara de Vereadores, presidida pelo Vereador Carlo Caiado, realizou na manhã desta quinta-feira, 13/06, Audiência Pública, naArena Carioca Abelardo Barbosa Chacrinha, em Guaratiba, para tratar das intervenções que ocorrerão no bairro para a XXVII Jornada Mundial da Juventude, que será realizada na Cidade entre os dias 23 e 28 de julho.
Problemas como a falta de projetos de mobilidade, sinalização, aumento no índice de violência em algumas comunidades, a ausência de saneamento básico e hospitais foram discutidos durante audiência pública que reuniu cerca de 250 moradores. Participaram também representantes das associações de moradores, comerciantes, empresas e indústrias locais, representantes da Secretaria de Segurança e a Arquidiocese do Rio.
Durante o evento, o vereador Carlo Caiado, criticou a ausência da Prefeitura, que às vésperas da audiência cancelou sua participação, alegando prioridade à Copa das Confederações. No Ofício enviado ao gabinete, às 18h30 de ontem (12/06), a prefeitura sugeriu que o evento fosse remarcado para o dia 02 de julho, o que foi negado pela comissão.
Diversos questionamentos feitos pelos moradores durante a Audiência, serão enviados à Prefeitura do Rio e depois repassadas aos moradores. Muitas dúvidas foram suscitadas, tendo em vista que pouco foi informado aos moradores sobre as intervenções que serão feitas no bairro. “Este evento muda completamente o cotidiano das pessoas que aqui moram, importante elas serem informadas e consultadas. Estamos a poucos dias da realização do evento e não vemos muitas mudanças. É preciso garantir que o bairro fique com os legados, como por exemplo, melhorias na infraestrutura que será feita para atender ao grande público”, ressaltou Caiado.
Guaratiba será uma das sedes principais da Jornada Mundial da Juventude, com a realização da Grande Vigília e a Missa de Encerramento, a ser celebrada pelo Papa Francisco.