Engarrafamento sob o viaduto do Joá deve melhorar
Atendendo às solicitações de moradores, o vereador Carlo Caiado enviou ofício à Secretaria Municipal de Transportes solicitando o alargamento do retorno sob o Viaduto do Joá, que hoje é a única alternativa para quem pretende acessar o Itanhangá, vindo do Jardim Oceânico. Este retorno recebe veículos vindos de cinco pistas e tem somente uma em sua saída, o que causa constantes engarrafamentos no local.
O pleito foi atendido e o Consórcio RioBarra, que constrói a Linha 4 do Metrô, iniciou a obra no dia 20 deste mês. Com as necessárias obras do Metrô, os moradores da Barra terão alguns inconvenientes. Entretanto, o vereador se compromete a estar atento, buscando soluções que visem minimizar esses problemas.
Moradores do Jardim Oceânico participam de reunião no barracão do Metrô
No início desse mês, o vereador Carlo Caiado participou de uma reunião entre moradores e comerciantes do Jardim Oceânico e os responsáveis pela construção da Linha 4 do Metrô. Devido às obras, a travessia da Avenida Armando Lombardi só pode ser feita pela passarela construída provisoriamente ou através de van para idosos, gestantes e deficientes.
Para que esta travessia seja facilitada, o vereador Caiado enviou ofício à Concessionária RioBarra solicitando a disponibilização de microônibus circular pelo Jardim Oceânico, que permitirá que moradores e comerciantes possam fazer essa travessia com conforto e segurança, principalmente em dias de chuva.
O vereador também solicitou à CET-Rio que sejam implantados tachões e sinalização na curva sob o Viaduto do Canal de Marapendi, para que sejam evitados acidentes e até mesmo a queda de veículos no canal.
Essas reuniões realizadas pelo Consórcio RioBarra, construtor da Linha 4 do Metrô, têm sido bastante produtivas. Vários questionamentos são analisados e muitos problemas são resolvidos de imediato.
Metrô de superfície
Em abril passado, o vereador Carlo Caiado, depois de ter recebido um extenso abaixo-assinado, enviou um ofício à Secretaria Municipal de Transportes, ao Metrô Rio e à RioÔnibus solicitando que a linha rodoviária de integração da Linha 1 do Metrô com a Barra da Tijuca fosse estendida até o retorno na Avenida Ayrton Senna, próximo ao Condomínio Alfabarra. Com essa pequena alteração no percurso, esses ônibus atenderiam aos moradores e trabalhadores, diminuindo o fluxo de veículos no local.
Travessia com tranquilidade
Muitas têm sido as reclamações de moradores em relação à dificuldade de travessia de ruas em alguns pontos da Barra da Tijuca. São veículos que não respeitam os sinais ou trafegam em alta velocidade, causando apreensão principalmente aos idosos e pedestres com crianças.
A pedido do vereador Carlo Caiado encontra-se em estudo, na CET-Rio, a instalação de uma lombada eletrônica na Praça José Bernardino (Praça do Pomar). Para a Rua Rodolfo de Amoedo e Av. Alda Garrido, junto à Praça Macaco Tião, próximo ao Hortifruti, também foi enviado ofício solicitando esse dispositivo de fiscalização eletrônica. No local, além de ponto de ônibus e da proximidade de uma escola, existe a rotatória com a Avenida Alda Garrido, onde muitos acidentes vêm ocorrendo.
Já o sinal dos Condomínios Barrasul e Pontões não recebeu ainda o dispositivo, que poderá gerar mais tranquilidade aos moradores e alunos das escolas ali existentes, embora novos pardais tenham sido há pouco implantados no trecho entre esses condomínios e o Condomínio Santa Mônica. Dessa forma, o vereador Caiado enviou ofício à CET-Rio solicitando a instalação de pardal de avanço de sinal e de fiscalização eletrônica para o local.
Construções irregulares na Ilha da Gigóia
O vereador Carlo Caiado vem recebendo, em seu gabinete, denúncias de que alguns moradores estariam promovendo a construção de acréscimos horizontais e verticais na Ilha da Gigóia. Desta forma, o vereador encaminhou um Requerimento de Informações à Secretaria Municipal de Urbanismo perguntando se o órgão tem conhecimento do problema e se a mesma tem recebido muitas denúncias à respeito.
Em resposta, a secretaria informou que ações fiscalizatórias estão sendo realizadas frequentemente e as construções irregulares estão sendo notificadas e embargadas. Até agora foram contabilizados 62 processos para a Ilha da Gigóia e 29 processos para a Ilha Primeira entre os de fiscalização e os de pedidos de legalização.